
Com a coordenação, em Pernambuco, do Instituto Dom Helder Camara, da Prefeitura de Olinda (que apoiou integralmente a passagem do grupo pela cidade) e da CNBB NE2 (que acolheu e ofereceu almoço para todos lá na sua sede no Recife) esses peregrinos cumpriram uma agenda intensa, toda ela marcada pela devoção ao Arcebispo Emérito de Olinda, Dom Helder Camara, que se foi há exatos dez anos, deixando-nos saudosos de sua presença iluminada e de suas ações corajosas, hoje continuadas pelos seus seguidores .
O objetivo primeiro desses caminheiros seria prantear o conterrâneo santo, nos 10 anos da sua partida e nos 100 anos do seu nascimento... Mas outras emoções foram experimentadas tanto em Olinda como no Recife, conhecendo lugares e partilhando momentos especiais, com os que os recepcionaram.
OLINDA, no sábado, dia 29: o almoço nos jardins da Biblioteca Pública de Olinda; a visita ao Santuário da Mãe Rainha; a concentração em frente à Matriz de São Pedro Mártir, onde o boneco-Dom Helder os esperava para dali saírem em caminhada até a Catedral da Sé e lá, fervorosamente, fazerem suas orações diante do túmulo do Dom, rezarem o Terço Missionário e participarem da celebração da Santa Missa, recebendo, ao final, a bênção do novo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido... Terminada a celebração, foi tempo de apreciar Olinda do mirante do Alto da Sé, vendo o Recife à distância, tudo iluminado pela generosa lua, enquanto um grupo menor permanecia em vigília na Catedral, até o amanhecer...
