Foi em agosto que ele se tornou padre, pelas mãos do Arcebispo de Fortaleza, Dom Manoel da Silva Gomes, aos 15 de agosto de 1931, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do Seminário da Prainha, em Fortaleza/ CE. Tinha apenas 22 anos e meio e, para receber o presbiterato, precisou de uma ordem especial vinda do Vaticano.
Para lembrar essa data, a comissão "Rumo ao Centenário de Nascimento de Dom Helder Camara" programou um evento especial, que contará com padres, amigos e admiradores de Dom Helder: uma celebração marcada para o dia15 de agosto, às 19h30, na Igreja do Bom Pastor, na sede da CNBB - Regional Nordeste 2, no Recife, que será presidida pelo Bispo de Sobral, Dom Fernando Saburido, ex-Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Em 1981, Dom Helder comemorou 50 anos de sacerdócio. As festas duraram dez dias, iniciando-se no dia 06 de agosto, data em que Olinda comemoração o seu padroeiro, o Santíssimo Salvador do Mundo e encerrando-se no dia 16 de julho, no maior ginásio de esportes do Recife, complentamente lotado. Um poema nasceu no meu coração, naqueles dias de festa... E, corajosamente, eu o entreguei ao aniversariante, cheia de emoção e carinho...
No dia seguinte àquela linda celebração, veio a surpresa maior... Dom Helder escolhia meu poema para declamá-lo na Rádio Olinda, onde mantinha o programa diário "Um Olhar sobre a Cidade", agradecendo com ele a todos que o haviam lisongeado com maniefestação as mais diversas.
Ouça aqui, na própria voz do inesquecível pastor de Olinda e Recife, a SAUDAÇÃO A DOM HELDER, que viria a ser publicada no meu terceiro livro de poesias, "Cantando o amor o ano ainteiro", editado pelas Paulinas, em 1986.
object id="audioplayer8905" type="application/x-shockwave-flash" height="24" width="290" data="a href=">http://BLOGGERMARIETANORONHA/wp-content/plugins/podpress/player.swf/a"
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário