sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ESTRANHA ÁRVORE DO MONTE, EM OLINDA...



Não é uma árvore comum. Mas muitos poucos se apercebem disso. Mesmo os freqüentadores do secular Mosteiro de Monte, em Olinda, passam por perto e não notam a estranha árvore fincada nas proximidades da entrada do conjunto arquitetônico.

A história do lugar é curiosa... Diante do Mosteiro, muitas árvores davam sombra e embelezavam a área descampada, de onde se avistam as outras colinas dos sítios históricos olindenses... Entre elas, uma velha gameleira, bela e frondosa, foi se tornando nefasta às outras árvores que a rodeavam, porque suas raízes caminharam na direção de cada uma delas e as fizeram morrer, uma a uma.

Estranha “predação” essa que costuma acontecer nas cercanias de todas as gameleiras que, silenciosamente, vão “invadindo” árvores vizinhas e elas se acabam... Assim ocorreu com quase todas... Só uma resistiu: uma castanhola, bem próxima à entrada do Mosteiro, agüentou a intrusa e as duas foram se enroscando, unindo seus troncos e fazendo nascer folhas diferenciadas, que assinalavam ser aquela uma árvore híbrida.

Tempos mais tarde a gameleira apodreceu, caiu, permaneceu por muito tempo atravessada no caminho diante do Mosteiro, servindo de local de descanso de adultos e de brincadeiras de crianças, até serem retirados os seus vestígios.

TODOS, não. Restou a gameleira atrelada à castanhola, unidas de forma definitiva, com suas folhas de diferentes verdes e formas, lembrança daquele “abraço” ocorrido no passado, memória de uma árvore que já não existe mais.

Olhando a fusão daquelas árvores, penso na capacidade que tem o seu humano de ser assim unido, forte na procura e na aceitação, capaz de eternizar-se nas amizades, senhor e soberano do seu destino e capaz de fundir-se nas intrincadas senhas do querer aos outros...

Vá ver, no Mosteiro do Monte, em Olinda, esse exemplo tão bonito e tão pouco conhecido!

2 comentários:

Anônimo disse...

im here because of few cents for you. just dropping by.

Anônimo disse...

Its ok if the appearance of your blog is not good. The important thing is the topic or the content of your blog.