sábado, 9 de agosto de 2008

O 10 DE AGOSTO EM FERNANDO DE NORONHA


505 anos de descoberta para o mundo. Fernando de Noronha tem quase a idade do Brasil...

Foi em 10 de agosto de 1503 que Américo Vespúcio, integrante da 2ª Expedição Exploradora, de Gonçalo Coelho, aí desceu, após o naufrágio da nau capitânea. Descreveu-a em carta. E ela apareceu na história dos homens.

Mais tarde, em 1504, foi ela o Arquipélago doado, ao fidalgo Fernão de Loronha, financiador da expedição, como 1ª Capitania Hereditária no Brasil, jamais ocupada por esse donatário.

Por mais de dois séculos, foi abordada por muitos povos, ocupada no século XVII por holandeses (que a chamaram “Pavônia”) e no século XVIII por franceses (que a rebatizaram de “Ile Delphine”), afora outros, que a predaram, levando tartarugas, madeira para barcos, água doce, ovos de aves, frutas, etc...

Em 1737 aconteceu a definitiva ocupação por Portugal, através da Capitania de Pernambuco. Surgem as dez construções, do “maior sistema fortificado do século XVIII no Brasil” – Cria-se o Presídio Comum, para presos de longas penas, sendo a mão-de-obra que ergueu todo o patrimônio edificado. Adota-se, como medida disciplinar, a derrubada da vegetação original, para evitarem-se fugas e esconderijos de presos, alterando o seu meio ambiente. A União se apossa e cria aí -de 1938 a 1942 -, um Presídio Político. Torna-se Território Federal Militar, em 1942. Abriga o Destacamento Misto de Guerra e a Marinha norte-americana, na a II Guerra Mundial. De 1942 a 1988 a ilha foi administrada por militares e pelo MINTER, estando hoje, por força da Constituinte, reintegrado ao Estado de Pernambuco, como Distrito Estadual. e coexistindo com o Parque Nacional Marinho, criado no mesmo ano da reanexação,

A festa do 10 de agosto é o 1º registro de existência oficial da ilha, como uma CERTIDÃO DE NASCIMENTO... Em 2003, com grandes festejos, que duraram um ano, comemorou-se os “500 DE FERNANDO DE NORONHA”., sendo o Arquipélago o 1º lugar a comemorar 500 anos, depois do próprio Brasil.

E chegamos a um novo 10 de agosto, com a alegria de comemorar, com festas, esses 505 anos de história, do qual somos participantes!

Parabéns, FERNANDO DE NORONHA!!!


Nenhum comentário: