sábado, 11 de outubro de 2008

SOBRADOS MOURISCOS DE OLINDA



Dois lindos sobrados mouriscos, de arquitetura de influência árabe, resistem, em Olinda, com seus balcões de madeira. com losangos e treliças com seu muxarabi, apoiados em suportes em pedra-sabão.

O primeiro situa-se na singular Rua do Amparo, em meio a casas/ateliers de artistas e abrigou, na década de 1980, por algum tempo, a primeira sede do Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda.

Sua construção original mereceu destaque na obra “2ª Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira – Olinda”, de Gilberto Freyre, que o define como um especial aproveitamento topográfico da ladeira onde foi implantado, tendo dois pavimentos na parte voltada para a Rua do Amparo e um só pavimento voltado para a Ladeira da Misericórdia.

O segundo, localizado na Praça Conselheiro João Alfredo (popularmente conhecida como “Praça de São Pedro”, por estar no entorno da Matriz de São Pedro Mártir), tem seu traçado também original, muito semelhante ao outro e guarda, na sua história, o registro de quando abrigou figuras importantes como o Imperador Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, em 1839.

Hoje, no seu andar térreo, funciona uma galeria de arte e artesanato, oferecendo o que há de mais significativo em Pernambuco e, no andar superior, um requintado restaurante, havendo ainda, na parte posterior de toda a edificação, o espaço “Jardins do Mourisco, equipamento turístico da gastronomia nordestina, entre árvores centenárias e sagüins irrequietos...

São dois significativos exemplos da arquitetura eclética dessa Olinda original e encantadora!

Nenhum comentário: