sábado, 14 de abril de 2012

CORRESPONDÊNCIA DE DOM HELDER... UM PRESENTE VALIOSO!


A noite foi mágica... A imponente casa que abriga o Museu do Estado de Pernambuco estava em festa, reunindo pessoas as mais diversas, jovens ou maduras, irmanadas naquele lançamento especial, de uma obra reveladora: as “Circulares pós-conciliares” escritas pelo inesquecível Dom Helder Camara, no clima do Concílio Vaticano II.


Construídas como “um diário” as cartas escritas pelo Profeta, enviadas sistematicamente aos amigos mais chegados, mostravam um material revelador, registrando – nas madrugadas de vigília - tudo aquilo que lhe cabia fazer e criando, assim, um material de consulta fabuloso e inédito.


Nas comemorações do centenário de nascimento daquele homem iluminado, outros conjuntos de circulares também foram primorosamente impressas, como uma homenagem aos seus 100 anos de vida, comemorados com tanto carinho e com tantas solenidades, em 2008 e 2009. Agora, chega-se ao terceiro volume dessa coleção, também com três livros (como fora nas duas primeiras coleções) e o faz no dia em que celebrávamos os 48 anos de chegada a Pernambuco, para ser o Arcebispo de Olinda e Recife: 12 de abril de 2012. Foi a Companhia Editora de Pernambuco – CEPE quem tornou esse sonho verdade, junto com o Governo do Estado e o Instituto Dom Helder Camara - IDHeC.


Cada tomo agora lançado tem 400 páginas. São 1.200 páginas, ao todo, de reflexões, mensagens de vida, espiritualidade... Zildo Rocha e Daniel Sigal, os organizadores, prepararam pacientemente esse presente que nos chega, tendo em mãos os manuscritos de cartas do Dom que relatam sua experiência do período imediatamente após o Concílio Ecumênico Vaticano II, em 1965, o grande momento de mudança da Igreja Católica. E, neles, as surpresas se sucedem, com os relatos do estabelecimento de novas doutrinas, incluindo a preocupação com os direitos humanos e uma relação de tolerância com as religiões não-cristãs.


As Circulares pós-conciliares, direcionadas à “família Mecejanense” – como o Dom chamava os amigos da sua terra natal, Mecejana –, mostram o momento em que o arcebispo começava a implantar, na sua Arquidiocese, as recomendações doutrinárias do Concílio abençoado...


Todo o Brasil pode conhecer o material que agora se publica. Basta entrar em contato telefônico ou eletrônico com o Recife e combinar a melhor maneira de fazê-lo. E, de forma oportuna, os Bispos e Arcebispos que se vão reunir no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, de 18 a 26 de abril, na 50ª Assembléia da CNBB, conhecerão de imediato as obras, numa iniciativa da CNBB Nordeste 2.


Não percamos tempos. Liguem 81-3184-3170 ou 81-3421.1076, Se preferirem, usem e-mail cedohc.org@hotmail.com . Preço dos três volumes: R$ 80,00.


E que Deus os abençoe a todos!


Nenhum comentário: