quarta-feira, 22 de outubro de 2008

RECOLHIMENTO DAS DOROTÉAS / CONVENTO DA CONCEIÇÃO DE OLINDA



Quem chega ao alto da Misericórdia, desavisado, pode nem se aperceber de uma edificação recuada, próxima à Academia Sta. Gertrudes, discreta e quase sempre silenciosa.

Ali - no Recolhimento da Conceição de Olinda - vivem as Irmãs Dorotéas mais idosas, de vida contemplativa, num dos mais antigos conventos do Brasil colonial. Abandonado e entregue à própria sorte, durante a invasão holandesa, foi reconstruído por iniciativa do Mestre de Campo João Fernandes Vieira, um dos heróis da Insurreição Pernambucana.

Em princípio, o convento restaurado serviu como recolhimento para mulheres abandonadas. Depois chegaram as Irmãs Dorotéas e ele se tornou o Recolhimento da Ordem, acolhendo, sobretudo as freiras mais idosas. E é essa a ocupação dessa casa religiosa nos dias atuais.

Há um convento, que serve como residência das freiras e uma igreja, dedicada a N. Sª da Conceição, tendo um belo átrio na sua fachada e, no seu interior, a primorosa imagem barroca da Virgem da Conceição, com riquíssima pintura em ouro e policromia, peça do século XVIII. O teto do templo é primitivo, esculpido em madeira, com medalhões contando a vida da Virgem Maria. Destaca-se, entre elas, a célebre imagem de Nossa Senhora do Leite (Maria, amamentando Jesus).

No convento/recolhimento há um magnífico terraço, de onde se avista quase todo o espaço verde onde existiu o antigo “Jardim Botânico de Olinda”, leiloado em meados do século XIX e é hoje uma propriedade particular. São quilômetros de verdes diferenciados, tendo-se ao fundo a visão do Seminário de Olinda e do seu Farol, além do azul do mar, à distância.

Talvez seja essa uma das mais bonitas vistas de Olinda, local bastante reservado, inclusive não facilmente aberto ao Turismo, perdendo-se a chance de conhecer um lugar especial, repleto de história e de beleza!

Nenhum comentário: