A Basílica do Sagrado Coração ("Sacré-Coeur", em francês) é o símbolo de Montmartre, tradicional bairro de Paris, na França, erguida no ponto mais alto da capital francesa, avistado de muito lugares.
Revestida de mármore, é um encanto vê-la ao longe, com suas enormes escadarias e sua cúpula central tão característica. Para os que temem a subida difícil, em degraus que facilmente cansam as pernas, há um "trenzinho" ("funiculaire") que chega bem perto da entrada principal do templo, poupando energias e sendo uma atração a mais naquele ambiente de fé e de arte.
Sentados por todos os lados, gente de todas as idades contemplam Paris aos seus pés... Admiram os jardins que cercam o monumento soberbo, o borburinho do ir e vir constante desde a parte mais baixa, de comércio intenso até o ponto mais alto da Igreja...
Construída ao fundar-se a Revolução Francesa, provavelmente em homenagem aos tantos heróis anônimos que morreram pela sua Pátria, Sacré-Coeur está situada no agitado bairro de Montmartre, um dos preferidos dos artistas e dos boêmios. A tradição aponta aquele espaço como um lugar de santos e de mártires e por isso foi a colina escolhida para construir-se ali a bela Basílica dedicada ao Sagrado Coração, como pagamento de uma promessa. Um concurso escolheu o projeto do arquiteto Paul Abadie, que morreria pouco tempo depois de findar-se a construção, sem vir a conhecer o encantamento gerado pelo monumento nascido do seu sonho...
Ir à Sacré-Coeur, rezar rezar em espaços abençoados, povoados de Arte, merece uma Ação de Graças pelo privilégio de encontrar-se com Deus de uma forma tão soberba e definitiva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário