domingo, 28 de setembro de 2008

CURIOSIDDES DE FERNANDO DE NORONHA


VOCÊ SABIA?

1. Que cerca de 18 naufrágios aconteceram nas proximidades de Fernando de Noronha e que alguns desses são extremamente procurados pelos que se aventuram no mar, sendo o Arquipélago considerado, por isso, o “paraíso dos mergulhadores”?

2. Que a Estação Meteorológica da Marinha entrou em funcionamento em 1910 e ficava situava no morro de Santo Antônio, onde está hoje o Hotel de Trânsito da Aeronáutica? E que uma das visões dessa edificação foi desenhada em técnica de "bico-de-pena", pelo famoro artista Percy Lau, em 1936?

3. Que existem três faróis de orientação à navegação aérea e maritima instalados na ilha, sendo um no alto do Morro do Pico; outro no alto da Bandeira (esses na ilha principal) e um na Ilha Rata (ilha secundária)?

4. Que existem na ilha diversas associações, reunindo pousadeiros, taxistas, pescadores, idosos, etc e que isso é uma forma de organização somente permitida a partir do tempos de comando civil?

5. Que no passado mudas de plantas todos os tipos eram enviadas para a ilha, a partir do Jardim Botânico de Olinda,sem nenhuem critério cientifico que norteasse a remessa?

6. Que não se pode mergulhar nas piscinas em pedras, usando protetor solar, pela preocupação de ambientalistas com os corais que revestem as pedras vulcânicas?

7. Que em Fernando de Noronha é realizado, todos os anos, o “Campeonato Internacional de Surf”, com uma participação enorme?

8. Que todas as ilhas secundárias estão incluídas na área de Parque e, por isso, não podem ser visitadas e sim "rodeadas", nos passeios de barco?

9. Que é a iniciativa privada que abastece a ilha com combustível, gêneros alimentícios e demais suprimentos necessários?

10. Que existem três pontes sobre o riacho Mulungu, que banha a Vila dos Remédios e esse riacho fica quase completamente seco, no tempo da estiagem?

11. Que o Palácio São Miguel foi erguido em 1947/48, sobre as ruínas da antiga “Directoria do Presídio”, no governo do Major Mário Fernandes Imbiriba?

Nenhum comentário: