quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A PRÁTICA DE ESPORTES EM FERNANDO DE NORONHA


Praticar esportes em Fernando de Noronha foi sempre uma forma de lazer desenvolvida desde os tempos do Presídio Comum (que durou pouco mais de duzentos anos), ainda que fosse mais exercitado pelos militares da Força Policial de Pernambuco – responsável pelo comando – do que pelos presidiários, propriamente dito.

Na década de 1920, a chegada de estrangeiros - italianos e franceses - para cooperação técnica, incrementou o uso dos esportes - principalmente o futebol e o voleibol - como oportunidade de confraternização entre esses e a população, na sua maioria carcerária. Ainda assim, pouquíssimos presos tinham oportunidade de jogar...

A prática foi estimulada entre 1938 e 1942, quando implantou-se o Presídio Político da União, perdendo Pernambuco, "a título precário", seu poder sobre a ilha. Os comunistas, integrallistas e aliancistas presos fizeram tudo o que foi possível para passar o tempo, desde ministrar cursos de alfabetização ao ensino de línguas estrangeiras, como jogos diversos, como Voleibol, Basquete e, claro o Futebol.

A chegada dos militares a partir de 1942, tanto para implantar o Território Federal, como para acolher um Destacamento Misto da II Guerra Mundial, deu ao futebol um lugar de destaque, construindo-se precários campos para a prática esportiva e, na década de 70, aprimorando-se esses campos, que existem até hoje. O principal deles é o "Pianão" (campo de futebol com alguns itens de qualidade e assim denominado em homenagem ao mais famoso jogador de futebol noronhense, Salviano Souza Neto ("Piano"), falecido em um acidente automobilístico com pouco mais de 30 anos). Nesse campo acontecem os "Campeonatos Noronhenses", com times diversos que representam tanto setores do poder público como do setor privado (pousadas, restaurantes, empresas de mergulho, etc). Foram também os militares que construíram uma quadra de esportes na Vila dos Remédios, modificando o espaço urbano colonial que havia, quadra essa usada para vários fins, onde diversos esportes são praticados.

Hoje a realidade do esporte é diversificada, tanto com competições que promovem esportes tradicionais, como o desenvolvimento de modalidades novas, como Capoeira, Futebol feminino, corridas de Bicicleta, Hidroginástica com idosos, entre outros, sempre estimulando o espírito de congraçamento, de lazer em horas ociosas e estímulo à Saúde.

A mais recente competição - a Copa Noronha de Futebol Máster – acontece agora e dela participam só jogadores com idade superior a 30 anos..É o noronhense de agora, fazendo do esporte uma sadia e prazerosa forma de partilha e alegria!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela excelente matéria.
Deveria divulgar mais pois encontrei no site Campeões do Futebol até chegar em seu site. Estarei visitando sempre.

Nunes Cordeiro disse...

Quero dar meus parabéns pelo belo resgate e preservação da história.
O Cel João de Araújo Nunes, primo de meu pai, também João Nunes, foi diretor do presídio, e diretor por 3 vezes da Casa de Detenção do Recife, Comenadante Geral da Polícia Militar do Estado de Pernambuco,..

Abs,

www.osnunesemtodosostempos.blogspot.com