segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

DOM HELDER - MAIS HOMENAGENS


"Abri os olhos para uma realidade maravilhosa:
já existem, por toda parte, minorias que desejam,
de verdade, mesmo a custo de sacrifícios,
ajudar a construir
um Mundo mais justo e mais humano"

(Dom Helder, nos 25 anos da
Declaração Universal dos Direitos Humanos,
nos Estados Unidos, em 1973)


Comemorando os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão e de sua Comissão de Direitos Humanos (que comemora 10 anos de existência), promoveu uma comovedora solenidade sobre "DIREITOS HUMANOS E O LEGADO DE DOM HELDER CAMARA", ao entardecer deste dia 22 de dezembro de 2008.

Autoridades, conferencistas, estudantes, crianças de projetos sociais que já se constituem uma forma de re-leitura do ideário helderiano, ocuparam o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, da UFPE e, sob a presidência do Magnifico Reitor, Professor Amaro Henrique Pessoas Lins, ouviram e se encantaram com palavras, canções, poemas e, sobretudo, verdade do iluminado Profeta do século XX, no seu exemplo de vida marcado pela solidariedade, pela ajuda humanitária aos necessitados, pela luta em favor dos excluídos, dos considerados fora-da-lei...

Mais uma ocasião de lembra-se o centenário de nascimento do Dom... Mais uma oportunidade de ouvirem-se depoimentos cheios de profundidade, nascidos dos contatos de tantos e em tantas diferentes momentos, com aquele que foi o mais querido Arcebispo de Olinda e Recife, levado à casa do Pai há quase dez anos.

O "Painel sobre Direitos Humanos" abriu os trabalhos, precdidos da música como forma de oração e integração. Opiniões se sucederam, mostrando um paralelo da luta pelos Direitos Humanos entre Estudantes, em Pernambuco, no Brasil e no Mundo. Muitos nomes foram evocados, pela imagem de líderes que - ao redor do planeta - fizeram-se mártires dessa causa justa e valiosa. Sobre todos permanecia a visão do Dom, sua voz "pausada e doce", dizendo mensagens importantes e sempre de uma atualidade fantástica!

Valeu a homenagem! Valeram todos os esforços para mais um reconhecimento, dessa feita reunindo o mundo acadêmico e o político, em torno de uma mesma explosão de reconhecimento!

Nenhum comentário: