quarta-feira, 4 de março de 2009

FERNANDO DE NORONHA NO SONHO DE UM ARTISTA




Quando a gente sonha só, é apenas um sonho...
Quando a gente sonha junto, a realidade está começando
.”
(Dom Helder Camara)

Os sonhos alimentam a vida. Tem gente que tem sonhos fantásticos, e consegue exprimir isso através da Arte, criando, de alguma forma, a materialização daquilo que imagina poder existir.

Foi assim com ERNON, um artista plástico dedicado, principalmente, à arte do “bico-de-pena”, uma antiga e bela técnica de desenho que “cria formas com suas dimensões, planos, sombras, perspectivas e simetrias agradáveis através de pontos, curvas e traços, às vezes longos, suaves e até inacabados, fazendo surgir paisagens, casarios, natureza morta, usando o único recurso do contraste em preto-e-branco”.

Fernando de Noronha mereceu ser reproduzida no sonho de ERNON, que imaginou a Vila dos Remédios completamente restaurada no seu casario antigo, na imagem que se vê acima, percebendo-se, claramente, a lateral da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; o antigo Armazém de Cereais na praça em frente a ela; a Fortaleza dos Remédios no alto do morro e outras casas da Vila... Ah! Se esse sonho expresso através da Arte viesse mesmo a tornar-se realidade!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Professora Marieta, hoje estou muito feliz por ter tido a alegria de ganhar seu último livro. Coisas boas são as surpresas que essa vida nos oferece...
Obrigada por disponibilizar os frutos destes 30 anos de amor por Noronha. Defendo a minha dissertação de mestrado neste primeiro semestre e com certeza este será um grande momento de minha vida possibilitado também por sua disposição em doar Noronha. Felicidades