segunda-feira, 6 de abril de 2009

É TEMPO DE PROCISSÕES EM OLINDA...


Em todos os lugares, a Procissão tem um significado evidente de testemunhar a fé do povo cristão-católico, como cortejo religioso que é, vivenciado em ocasiões marcantes da Igreja. Seja para festejar-se o padroeiro de um lugar ou marcar as celebrações do calendário cristão-católico (como na Semana Santa, por exemplo), sair às ruas em procissão, transportando imagens, rezando e cantando, tem o simbolismo da caminhada de uma comunidade em oração, como Povo de Deus em marcha para o céu.

Pelo mundo afora, as procissões são realizadas desde tempos distantes. Talvez, nos tempos de agora, até tenham até diminuído de tamanho e freqüência, como se, por respeito humano, os homens não queiram mais professar a sua fé publicamente. E, nas cidades grandes, isso se tornou cada dia mais raro, pelo trânsito caótico que precisa ser modificado, pela correria que caracteriza todas os grandes centros urbanos.

Em Olinda, a condição reservada dos sítios históricos e a grande quantidade de igrejas nele situadas, sugere um ambiente propício para a realização de procissões, pelas suas ladeiras, ruas e praças, por onde o povo caminha muito a pé, E há ainda o costume recente de reservar-se parte desses espaços para as pessoas andarem, retirando-se os veículos nos finais de semana, exatamente para facilitar o movimento turístico constante,

Fazer procissão em Olinda é caminhar entre monumentos seculares, erguidos em suas sete colinas, rodeado de muitos verdes, permitindo a reflexão diante da natureza e do aproveitamento topográfico feito pelo homem que nele se encanta!

Algumas dessas procissões – como agora, na Quaresma e na Semana Santa – possuem ainda a marca daquilo que se ergueu aí com essa finalidade específica, como os Nichos, somente abertos para a Procissão dos Passos. E, é exatamente nesse tempo de penitência e oração que ocorrem as mais bonitas procissões olindenses:
· A PROCISSÃO DO ENCERRO
· A PROCISSÃO DOS PASSOS
· A PROCISSÃO DOS RAMOS
· A PROCISSÃO DO SENHOR MORTO
· A PROCISSÃO DA RESSURREIÇÃO

Cada uma delas repete, de forma dramática, momentos da caminhada de Jesus para o Calvário, sua morte e sua Ressurreição, proclamando essa verdade da fé católica de maneira forte, na representação das imagens levadas, nas flores que as enfeitam, nas sacadas igualmente ornamentadas, nas vestimentas das Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras que formam o cortejo principal, seguido pelos fiéis que rezam e cantam juntos.

Há uma beleza especial na continuidade desses ritos... Eles evocam as verdades da fé católica e acontecem numa terra fadada a acolhê-los. Este é o tempo de revê-los, de segui-los, de emocionar-se com tudo. Este é o tempo das PROCISSÕES DE OLINDA, lindas, como sempre o foram!

Nenhum comentário: