segunda-feira, 6 de julho de 2009

ARTE EM FERNANDO DE NORONHA (através dos tempos) - 3


Como dissemos em postagens anteriores sobre esse tema, ao longo dos tempos, muitos artistas visitantes ou residentes em Fernando de Noronha eternizaram-se em trabalhos sobre a beleza que viam. Isso fez com que a produção de peças de Arte, tendo a ilha como inspiração, crescesse enormemente, sendo hoje uma atração a mais no Arquipélago.

Falemos de alguns desses:

Délia Aguiar – que nasceu em Fernando de Noronha, na época em que o pai era o diretor do Cabo Francês e, depois de adulta, descobriu na Arte a maneira de registrar a sua terra. E hoje, quase que exclusivamente, é a ilha o tema dos seus quadros, de suas peças como artesã.

Zé Som, artista plástico de Olinda e que foi levado para lá em 1997 à ilha, executou excelentes trabalhos, com a característica que marca sua obra (de não usar pincéis e sim – unicamente - os dedos, na criação das telas). Comercializadas na própria ilha e depóis do seu retorno ao continente, espalhou imagens noronhenses por muitos lugares, bem ao seu estipo arrojado e bonito.

Zenival, ilustrador da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE que retratou lendas de Fernando de Noronha com maestria para a revista Continente, Edição Especial de aniversário de 500 anos de Descobrimento, em 2003.

Janete Sreomberg Mehl, artista plástica paranaense que, em poucos dias no arquipélago, como turista, captou belos aspectos da natureza da ilha, revelando-a em telas, sobretudo, da vida marinha, doando uma delas para o acervo oficial da Administração noronhense e fazendo dessa visão de Arte o motivo de uma das suas mais belas exposições no Paraná.

Helô Ribeiro, artista plástica paulista, também visitante, que registrou os azuis noronhenses em seus trabalhos e doou um deles para o acervo local.

Rosangélia, artista cearense que não conhece Fernando de Noronha mas faz da sua Arte um tributo ao arquipélago, em criações feitas sob inspiração da beleza que busca nas imagens que descobre.

São formas de guardar-se um lugar especial pelo milagre da criação artística, que desperta cada vez mais dentro daqueles que têm, na ilha, a inspiração para a beleza!












Nenhum comentário: