quinta-feira, 2 de julho de 2009

BEM-VINDO, QUERIDO ARCEBISPO DOM FERNANDO SABURIDO!


A Arquidiocese de Olinda e Recife acaba de receber um presente inesperado: a indicação do seu novo Arcebispo, o monge beneditino Dom Antônio Fernando Saburido, o 32º Bispo da Diocese de Olinda, criada em 1676 e o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, assim intitulada a partir de 1918.

Dom Fernando nasceu no Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, em 1947. Foi ordenado padre em 1978, em bela cerimônia ao ar livre, com mais três companheiros, diante da Igreja-Basílica de São Bento, em Olinda, pelas mãos de Dom Helder Camara. No ano 2000 tornou-se Bispo Auxiliar da Arquidiocese que agora assume, como titular, nela permanecendo até 2005, quando foi transferido para Sobral, no interior do Ceará. Em Pernambuco, aceitou o encargo de ser o Presidente da CNBB, Regional Nordeste 2.

Discreto, conciliador, Dom Fernando encantou os conterrâneos pernambucanos com seu jeito simples e atuante e sua profunda humildade. Desde maio ele sabia de sua indicação pelo Papa Bento XVI, que vinha ao encontro da aspiração unânime do rebanho que agora vem pastorear... Guardou silêncio sobre isso, mesmo depois que essa indicação foi confirmada em 17 de junho passado. Agora, deu-se a publicação. Caberá a ele conduzir os destinos dessa sofrida Arquidiocese, com seu jeito monástico de ser e a sua conhecida capacidade administrativa.

Ele deixa Sobral com muita tristeza. Essa foi a confissão feita no dia de hoje, aos inúmeros jornalistas que o procuraram... Mas, considerando-se “à serviço da Igreja”, disse SIM e romperá os laços já estabelecidos, para assumir, com muita honra e humildade, a Arquidiocese do sua terra natal.

A solenidade de posse será no dia 16 de agosto vindouro, na Festa da Assunção de Maria, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Melo – Geraldão, no Recife. Foi nessa festa litúrgica que ele foi sagrado Bispo, há nove anos passados. Para ele, esses são os “caminhos de Deus”, que ele deverá percorrer.
Dom Fernando Saburido é uma luz que chega, para clarear os corações de todos! Certamente ele viverá em união com seus padres e com o povo, correspondendo à expectativa de tantos que sonharam com a sua indicação... E a todos atenderá, inclusive ao distante e pequenino Arquipélago de Fernando de Noronha, onde esteve várias vezes, fazendo-se amar pela população católica insular.
Na “carta aberta” que enviou a Dom José Cardoso, dirigida aos seu rebanho arquidiocesano, ele afirmou que era "uma graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara". E sua vinda bem que nos parece ter tido a interveniência daquele inesquecível pastor emérito, tão lembrado ao longo deste 2009, quando se completam cem anos do seu nascimento.

Bem-vindo, Dom Fernando Saburido! Olinda e Recife se enchem de alegria e devoção para recebê-lo de braços e corações abertos, na concretização dos sonhos que acalentaram! Fotos:
Fotos: Dom Fernando em Noronha, em diferentes momentos (na Festa da Padroeira e na Festa de São Pedro)

6 comentários:

Anônimo disse...

ótimo, tenho certeza que D. Fernando será um bom pastor , mas lamento que seu artigo não faça memória que quem fez D. fERNADO BISPO FOI O SEU BISPO DE ENTÃO D.D JOSÉ CARDOSO. HOMEM QUE SAE COM TODA DIGNIDADE, APESAR DA IMPRENSA TENTAR SUJAR SEU NOME O POVO O AMA E RECONHECE QUE É UM HOMEM DA VERDADE. A FESTA DO CARMO DE 2009 QUE O DIGA ELE FOI APLAUDIDÍSSIMO PELO POVO E TODOS QUERIA TOCAR EM D. JOSE. QUE PENA MARIETA QUE SEU ARTIGO NÃO FALE DESSA VERDADE QUE D. FERNADO RECONHECE. PE. LUIZ

Anônimo disse...

O fato de Dom Dedé ter feito Dom Saburido bispo é a única boa ação praticada pelo atual arcebispo.
O "cristianismo" exercido por Dom Dedé representa uma contradição aos princípios do amor, da justiça e da igualdade social. Dom José equipara-se à soberba e à tirania dos sumos sacerdotes da antiga religião judaica, os quais se proclamavam representantes de Deus e massacravam esse mesmo Deus presente no meio do povo mais humilde e explorado pelo poder econômico daquela época. Sempre associei a figura de Dom Dedé a tais sacerdotes cujas práticas, sempre acompanhadas de palavras de "santidade" e de "unidade" enchiam de ilusão e de falsa esperança a consciência popular. O medo de ser questionado pela maioria dos católicos que exercem com dignidade o direito natural de não se conformar com tanta injustiça permitiu a Dom Dedé uma prática tirana, cega e insensível aos clamores de justiça e igualdade do povo humilde e alienado por uma igreja ausente de uma realidade que representa um grande desafio a todos que se professam cristãos. Vejo com bastante otimismo a nomeação de Dom Saburido e espero que a Igreja Católica passe a entender e a exercer com justiça e dignidade o papel dela na sociedade; e que ao invés de alienar o povo, conscientize-o dos seus direitos e de suas responsabilidades na construção de uma nova sociedade. Que venha Dom Fernando Saburido!!!!

Anônimo disse...

Marieta e Cia, a sua seita "igreja nova",precisa entender que o novo arcebispo de Olinda e Recife se chama Dom Fernando Saburido,e não mais Dom Helder Câmara que repousa nos braços de Deus.

Unknown disse...

O Presidente da Câmara Municipal de Olinda, Vereador Marcelo Soares ( PC do B) e o Vereador Ulisses Luna –ULA_ ( PC do B) convidam para a Sessão Solene em que será entregue o Título de Cidadão de Olinda a Dom Antonio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, que será entregue no dia 19 de novembro , às 19h e 30min , de acordo com a Resolução de nº 927/2009.
Ressaltamos que excepcionalmente a entrega do Titulo não ocorrerá no Plenário da Câmara de Olinda, e sim, no Santuário da Mãe Rainha, no Morro do Peludo s/n, em Ouro Preto,Olinda ,PE.
Valéria Feijo
Secretaria Geral

Anônimo disse...

UM LADRÃO VAI HOMENAGEA A IGREJA CATOLICA!!!O SENHOR ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE QUE DEVERIA PREGAR A JUSTIÇO SOCIAL VAI RECEBER DO VEREADOR ULA O TITULO DE CIDADÃO OLINDENCE. LOGO ULA QUE DESVIA VERBAS QUE PODERIA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS. QUE ESTA RESPONDENDO A JUSTIÇA POR DESVIO DE VERBAS PROCESSO226.2009.003620-6
Ação Civil de Improbidade Administrativa Vara Segunda Vara da Fazenda Pública - Olinda. SERÁ QUE O ARCEBISPO SABE QUEM É ULA OU ELE É IGUAL A ULA? SENHOR ARCEBISPO LOGO O SENHOR SE VENDENDO AO VEREADOR MAIS CORRUPTO DE OLINDA, O SENHO QUE DEVERIA PREGAR A JUSTIÇA SOCIAL???? VAMOS MANDAR E-MEILS PARA TODOS OS JORNAIL REVISTAS E RADIOS E TELEVISÃO. UM LADRÃO VAIA HOMENAGEAR A IGREJA CATOLICA!!!! QUE VERGONHA PARA OS CATOLICOS!!! O BRASIL VAI SABER DISSO!!!!

Anônimo disse...

A CORRUPÇÃO DA TITULO A IGREJA CATOLICA!!!!

Hoje, ao andar na nossa comunidade o bairro de OURO PRETO, me deparei com FAIXAS nos postes e a notícia de que ele, o homem do reteté, o muchachón da corrupção, da traição de OURO PRETO, o mais CORRUPTO de OLINDA: ULISSES LUNA "ULA", vai entregar ao BISPO DE OLINDA E RECIFE, DOM FERENANDO O TITULO DE CIDADÃO OLINDESE, no dia 19/11.
Quero lembrar ao vereador ULA; O que é do servo de “deus” o maligno não toca.
Logo ULA , que prega a corrupção, a traição, logo ULA que trai sua esposa com uma acessora Dona Regimery, um vereador que esta sendo processado pelo Ministerio Publico por desviu de verbas publicas, valcificação de documentos, racista e muito mais... Esse é o homem que quer entregar o titulo de cidadão ao BISPO.