quarta-feira, 29 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO BRASIL / FRANÇA - EM FERNANDO DE NORONHA


Pelo Brasil, de muitas formas, a França vem sendo lembrada e homenageada... Acontecimentos conhecidos e essa amizade tão forte, foram trazidos da noite dos tempos, concretizando esses laços estabelecidos de longa data.

Na exposição em FERNANDO DE NORONHA - preparada com muito carinho - o que se quis foi trazer ao mundo uma relação que se construiu em cinco séculos de idas e vindas, de buscas – pelos franceses - com intenções diversas, de apoio técnico que chegou em boa hora, de rastros que ficaram desses tempos compartilhados, quase todos desconhecidos do resto do Brasil e do mundo.

Nela estão relatos inéditos, buscados num programa de resgate de três décadas, que se construiu na procura em instituições francesas e entre brasileiros e franceses detentores de informações ou de imagens, todos eles suficientemente corajosos de fazer história, ao abrirem mão de seus acervos para enriquecer o acervo noronhense.

Nela estão as abordagens francesas dos séculos XVI e XVII... A passagem de navegadores franceses pelas nossas águas ao longo do século XVIII e a tentativa de transformar a ilha na “Ille Delphine”, talvez conquistados todos pela presença dos golfinhos que até hoje admiramos tanto... Nela está a Arte dos pintores franceses Debret e Laissaily, no século XIX... E estão também as fortes presenças da cabografia transoneânica, representada pelo Cabo Francês, instalado em 1914 e pela aviação francesa, a partir de 1927, no local até hoje conhecido como “Ponta da Air France"

E ela chega até o momento de agora, incluindo-se aí a dolorosa experiência de apoio ao acidente aéreo ocorrido com uma aeronave da mesma Air France, um dia nossa parceira de terras e de sonhos.

Com ela entregamos ao mundo segredos guardados dessa amizade França/Brasil... Nela colocamos, por inteiro, nosso desejo de contar - aos quatro ventos – o quanto nos orgulhamos hoje desse passado unido a um País merecedor de homenagens, representado na ilha por um seu filho – Parick Muler, deflagrador da idéia de realizar-se a Exposição e por esta historiadora noronhense cheia de sonhos, que vem cumprindo – ao longo da vida – o compromisso assumido em 1974, de resgatar e devolver a Noronha a sua história verdadeira!

Que a Exposição Brasil / França, inaugurada em 27/07/2009, na sede da Atlantis Divers, no Arquipélago, seja um sucesso para tantos quantos a visitarem!

Nenhum comentário: