sábado, 15 de agosto de 2009

PADRE HELDER - HÁ 78 ANOS PASSADOS...


78 anos um jovem cearense se tornava PADRE...

A vontade surgira desde muito pequeno. E a firme decisão de ser foi se consolidando enquanto ele crescia, secretamente aspirada pela mãe e só assumida pelo pai no dia em que o interrogou, afirmando "você sabia que uma pessoa para ser padre não pode ser egoísta, não pode pensar só em si mesma? E continuou, categórico: "Ser padre e ser egoísta é impossível: são duas coisas que não combinam..." E conclluiu, talvez tentando demovê--lo daquela vocação nascente, tão limpa e tão pura: "os padres acreditam que, quando celebram a Eucaristia, é o próprio Cristo quem está presente. Você já pensou nas qualidades que devem ter as maos que tocam diretamente o Cristo?"

E o pequeno HELDER - sem nenhuma sombra de duvida -, afirmou: "PAI, É UM PADRE ASSIM QUE EU QUERO SER". "Então", disse o pai, "pois que Deus te abençoe!" Dali em diante, no Seminário da Prainha, ele estudaria, prepararia o seu coração, fortificaria sua fé e o seu entendimento para - no dia 15 de agosto de 1931, aos 22 anos e meio de idade – tornar-se o PADRE PESSOA HELDER CAMARA, o padrezinho amado por tantos, aquele que criaria asas e seria, em vida, o Profeta do século XX!

Hoje, neste 15 de agosto de 2009, na alegria e na paz celebraremos 78 anos daquele momento primeiro e faremos isso no ano em que o mundo celebra o seu centenário de nascimento e no mês em que também lembramos os dez anos de sua partida.

Ah, padre Helder, como seu pai estava certo, naquele distante dia do temor maior e da graça do entendimento!!!
Não, não pares.
É graça divina começar bem.
É graça maior persistir na caminhada certa,
manter o ritmo...
Mas a graça das graças
é não desistir nunca...."

(Helder Camara)

Um comentário:

Anônimo disse...

standardized purposes globe prefers faculties pandora creations interoperate conjecture temp melodic
semelokertes marchimundui