quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UM CORAL DE 60 ANOS RECEBE PARABÉNS!


O dia 05 de agosto de 2009 foi mesmo muito especial... O Coral do Carmo do Recife, fundado em 05 de agosto de 1949, por iniciativa do frade carmelita Frei Pio Moreira, reunindo exclusivamente vozes masculinas, celebrava sua ação de graças pelos 60 anos contínuos de existência. Razão para dar mesmo graças ao Pai!

No começo, o objetivo era reabilitar a música sacra nas igrejas do Recife e, em especial, o cancioneiro tão particular das festas da Basílica do Carmo, Padroeira da capital pernambucana. E chamou-se – inicialmente – “Schola Cantorum Nossa Senhora do Carmo”. Seu primeiro regente foi o Pe. Jaime Diniz, conhecido musicista, compositor e maestro de Pernambuco.

Por oito anos a “Schola Cantorum Nossa Senhora do Carmo” entoou louvores a Deus e à Virgem do Carmo nos templos. Isso mudaria em 1957, com a chegada à frente do grupo do Maestro M. Bezerra, sendo o repertório enriquecido com obras dos grandes mestres eruditos e com canções folclóricas e populares, tornando-o o mais popular conjunto de canto coral do Nordeste do Brasil.

Bezerra especializou-se em arranjos para vozes semelhantes. Seus trabalhos deram uma dimensão maior ao conjunto, descobrindo e projetando solistas inesquecíveis, que marcaram a sua passagem pelo coral, em todas as épocas. E o conjunto - a partir de 1962 – passou a chamar-se Coral do Carmo do Recife, que queria, tão somente, difundir a música de todos os tempos e a música brasileira, sobretudo o cancioneiro nordestino.

E assim cantaram pelo mundo afora... Cantaram pelo Brasil quase todo... E nunca perderam a característica maior de manter a tradição inicial, como um dos poucos corais formado apenas por vozes masculinas.

Seu vasto currículo de apresentações pelos mais diversificados lugares, não impediu – nunca – o compromisso primeiro de cantar, na Basílica do Carmo, tanto o novenário em louvor da Padroeira (em julho, a cada ano), como as Missas dominicais das dez horas da manhã, além da participação, com seu canto e sua dedicação, nas comunidades assistidas pela Ordem Carmelita, em Olinda, Nazaré do Cabo, Goiana, Camocim de São Felix e em Paróquias diversas, como Cajueiro Seco e Espinheiro, entre outras. Também o manteve sempre como deflagrador de movimentos artísticos por ocasião das Semana Santa e das festividades natalinas, criando e mantendo Encontros com outros corais, em eventos de grande valia.

Isto é o Coral do Carmo do Recife, sexagenário coro de Pernambuco, hoje regido pelo Maestro Josias Gouveia, cantando para o mundo inteiro! Isto é o
o Coral do Carmo do Recife, que celebrou - numa tocante cerimônia na mesma Basílica onde tudo começou - na noite deste dia de aniversário, sua festa, reunindo outros coros e os muitos amigos que vieram homenageá-lo!

Isto é o CORAL DO CARMO DO RECIFE, um orgulho para Pernambuco e para o mundo! Parabéns, coro querido!

Nenhum comentário: