sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LÚCIDOS COMENTÁRIOS SOBRE O "PALÁCIO DOS GOVERNADORES" DE OLINDA


A respeito a recente postagem que fiz sobre o PALÁCIO DOS GOVERNADORES, de Olinda, recebi lúcidos comentários do Professor Germano Coelho, duas vezes Prefeito do Município, enriquecendo o tema com sua experiência e paixão pela cidade a quem tanto serviu.

Ele fala, principalmente, de momentos registrados na História do Brasil, da decisiva ação que deflagrou, criando – pioneiramente - um Sistema de Preservação que permitiu ousadia nas ações preservacionistas e sobre a repercussão, em Brasília, das corretas atitudes do então Deputado Federal, Fernando Coelho. Por isso, resolvi expor aqui toda a argumentação desse benfeitor de Olinda, Germano Coelho.

A ARGUMENTAÇÃO:

1. Sobre o Palácio dos Governadores: seria interessante citar que a primeira "História do Brasil", escrita em Olinda e na Bahia, pelo franciscano Frei Vicente do Salvador, refere-se explicitamente, ao Palácio dos Governadores, tão importante para a luta contra os Franceses no Maranhão. Foi diante do Palácio, na Rua de São Bento, que os franceses - à frente Jacques Rifault e Charles Devoult – desfilaram, após a vitória olindense obtida no Maranhão, no século XVII.

2. Sobre o tombamento do Palácio dos Governadores lembrou ele que isso decorreu da criação do Sistema Municipal de Preservação, pioneiramente implantado em Olinda, que previa:
* um Conselho de Preservação (com repressentantes das esferas Federal, Estadual e Municipal);
* uma Fundação de Preservação; órgão executivo municipal;
* um Fundo de Preservação, com 5% de recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FPM;
* e o Tombamento Municipal dos Bens, que integrou o Palácio dos Governadores, uma vez que o Município sabe, melhor do que qualquer outro órgão, o valor de seus bens.

3. Sobre a divulgação nacional das ousadas propostas em Olinda, lembrou Germano Coelho que foi convidado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criada na Câmara de Deputados em Brasília, numa iniciativa do Deputado Federal Fernando Coelho, registrando na ocasião que, com as cotas mensais do FPM, Olinda tinha mais recursos para restauração de seus bens, do que o próprio Governo Federal. O Palácio dos Governadores é um exemplo de um bem restaurado na época pelo Município, com recursos do Município.

4. A respeito da Coleção de quadros de Bajado, existente no Palácio dos Governadores, foi toda ela doada à Prefeitura de Olinda, na Administração Germano Coelho, em retribuição às homenagens feitas a ele pela PMO, com a gravação de um compacto com a música, "Bajado um Parceiro de Deus".

Todas essas considerações só ampliam as informações sobre um monumento olindense do qual pouca gente fala, ao mesmo tempo em que faz justiça a um sonhador e realizador de um grande governo, que foi o Prof. Germano Coelho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Marieta Borges
Venho por meio desta solicitar seu auxílio. Resgato a trajetória carnavalesca através do CarnAxE (www.carnaxe.com.br) e se possível, poderia me enviar a letra da canção BAJADO, UM PARCEIRO DE DEUS.
Agradeço antecipadamente vossa atenção e fico no aguardo.
att,

Lilian Cristina Marcon
http://www.carnaxe.com.br/ema.htm