quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O "PALÁCIO DOS GOVERNADORES" EM OLINDA


Construído no século XVII (em 1660), esse Imponente edifício de arquitetura palaciana, iluminado por lampiões imperiais conserva o piso e as escadarias da nobreza e janelões com varandas de ferro, molduras de pedra e frontão triangular.

Seu nome é a herança histórica das três vezes em que o Brasil foi governado a partir de Pernambuco, por Vice-Governadores, sediados nessa edificação, em Oliinda. Mesmo não mantendo esse uso, o nome Palácio dos Governadores foi eternizado.

Muitas foram as ocupações dadas ao monumento da arquitetura civil... Aí, no século XIX, instalou-se o antigo Paço da Assembléia Constituinte e Legislativa da Confederação do Equador. Abrigou, em 1852, os Cursos Jurídicos, que haviam sido criados no Mosteiro de São Bento, em 1827. Também sediou o Teatro Melpôneme, o Fórum e o Colégio Arquidiocesano de Olinda. Desde o século XX é a sede do Poder Executivo do Município.

Em um dos seus salões térreos está a Galeria Bajado, exposição de obras daquele pintor primitivo, que é uma bela coleção de 20 quadros pintados na década de 1970, retratando o cotidiano e as festas populares de Pernambuco. Outras obras de valor artístico emolduram suas outras paredes antigas...
Em janeiro de 2004 o Palácio dos Governadores foi tombado pela Municipalidade como símbolo máximo da Restauração Pernambucana, movimento que resultou na expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro no século XVII. A iniciativa fez parte das comemorações pelos 350 anos da rendição flamenga, que havia ocupado o Nordeste desde as margens do Rio São Francisco até o atual Estado do Maranhão.

Em 2008, ocorreu a instalação do governo do Estado neste Palácio, em Olinda, em homenagem à história da cidade e do seu povo, iniciativa do Governador Eduardo Campos. Em 2009, quando das comemorações da data magna da cidade – 12 de março – o corte do bolo e as apresentações artísticas ocorreram em frente ao Palácio dos Governadores, como manda a tradição da cidade.

E assim resiste esse monumento, na sua imponente e bela presença nos Sítios Históricos de Olinda, testemunhando a passagem do tempo e servindo como mirante para contemplação da vida da cidade, nos seus desfiles, nos cortejos estudantis, nas bandas de música, nas procissões, nos folguedos carnavalescos, juninos e natalinos. Sua janelas seculares contam tantas histórias...


Nenhum comentário: