quinta-feira, 3 de setembro de 2009

"TEREZA DE TODAS AS HORAS"


Uma mulher múltipla, que viveu as fases da vida intensamente, tendo sido a princesa de uma família aristocrática pernambucana, a dona-de-casa e mãe devotada para os padrões da sua época, a guerrilheira nômade por amor e engajamento político, a Artista que chega aos 80 anos contando uma história de vida fascinante e apresentando uma obra concretizada numa exposição grandiosa, pela qualidade dos seus trabalhos e tamanho de cada tela criada.

Hoje é o seu dia. O dia de mostrar-se por inteiro na exposição TEREZA DE TODAS AS HORAS. O dia de falar livremente do amor que a levou embora do Brasil e a fez voltar um dia, sofrida e determinada. O dia de exibir as 52 telas que se entregam ao mundo no Museu do Estado de Pernambuco (do qual já foi Diretora), em noite de gala.

Da experiência de pintar motivos políticos, na “Brigada Portinari” da campanha de Miguel Arraes veio o interesse por quadros maiores, por muros, crescendo sue trabalho em proporções talvez nunca imaginadas... A vida lhe ensinou que o mundo é grande e começa no interior de cada um, fazendo brotar suas crenças, seus temores, suas verdades.

Andou pelo mundo... A volta ao Brasil, em 1979, conduziu-a para Olinda, onde veio se instalar em definitivo, impregnando-a de outras experiências, inclusive no poder público, onde é hoje a Diretora do Museu do Mamulengo, vitoriosa e pioneira casa de valorização do boneco olindense, que já se multiplicou pelo Brasil.

Salve, Tereza Costa Rego, sábia, forte e enternecedora mulher!

Hoje é seu dia!


Nenhum comentário: