sábado, 3 de outubro de 2009

O CORETO DA PRAÇA DA PREGUIÇA EM OLINDA


Bem “aos pés” da secular Igreja do Carmo de Olinda – a “Casa Mãe" dos Carmelitas nas Américas - está o mimoso e tradicional CORETO, ali plantado desde o século XIX, imponente na sua construção de ferro fundido, com motivos decorativos quase que exclusivos e de procedência inglesa.

Redondo, com varandas de ferro adornadas por arabescos e encimadas por uma espécie de “coroa, esse lugar, em meio ao paisagismo “Praça da Preguiça”, viu passar os muitos tempos que lhe deram vida, com retretas de bandas de música, cenário para presépios natalinos gigantes, apresentações juvenis de escolares em datas festivas, discretos namoros, ensaios de grupos artísticos e tantas outras formas de criar beleza num lugar, por si só, extremamente belo!

Diversas vezes foi restaurado... Não escapou às agressões de desocupados e insensíveis destruidores do belo... Precisou de empenho de uns poucos para manter-se de pé, integrando-se ao parque de árvores centenárias e pássaros diversos, continuando a servir como apoio à atividades culturais, de uma cidade turística e festeira.

Vale a pena contempla-lo, na sua forma singular de ser...


Nenhum comentário: