quinta-feira, 18 de março de 2010

E O MAR NORONHENSE COMEÇA A SE ACALMAR...


Foram muitas as inquietações. Desde 17 de dezembro de 2009 o mar de Fernando de Noronha agitou-se e cresceu, invadiu espaços, atingiu construções portuárias que resistiam há tempos e fez com que o Turismo pelo mar fosse diminuído e até impedido de ser realizado, pela fúria das ondas do SWELL que chegou tão cedo e espantou a todos.

Até os cruzeiros marítimos programadas para o período foram prejudicados, obrigados a mudar o roteiro estabelecido e/ou efetivar o desembarque em um só dia, diante das enormes ondas que estabeleceram seu domínio e mudaram o rumo dos acontecimentos.

Agora, neste março que se adianta, aquele mar tão belo e tão procurado foi se acalmando, pouco a pouco, fazendo voltar à normalidade e permitindo a concretização dos projetos de recuperação do píer do Porto de Santo Antônio e o f
ortalecimento do molhe construído em 1987, a partir de estudos que determinaram o que pode ser feito para conter – no futuro – as próximas investidas.

Em 1942, também se experimentou a construção de um molhe duplo, comprido para, por ele, descarregar canhões e acolher os “pracinhas” do Destacamento Misto da II Guerra Mundial. Para fazê-lo, um grupamento dos Pontaneiros de Itajubá, de Minas Gerais, deslocou-se para o Arquipélago e lutou bravamente para que a “ponte” existisse. Não durou muito e a fúria das ondas destruiu tudo o que foi feito...

Agora, corre-se em busca de aproveitar-se a diminuição das ondas para fortalecer o molhe do Porto de Santo Antônio, na mesma Baía onde atuaram os Pontaneiros, para que o lazer pelo mar volte a ser uma das belas características do mar noronhense, atração maior do Turismo ali praticado.

Vai dar certo, sim!

Nenhum comentário: