quarta-feira, 7 de julho de 2010

NO RECIFE, É TEMPO DE CELEBRAR NOSSA SENHORA DO CARMO


Uma Igreja encantadora, plantada no coração da cidade do Recife, está em festa! Festa do coração do povo, festa da tradição carmelitana, festa dos 314 anos do seu início, quase ao findar-se o século XVII.

O local onde se situa a Basílica é hstórico. Ali o Príncipe Maurício de Nassau havia erguido um dos seus Palácios, doados à Ordem Carmelita em 1687, para incorporar-se à Igreja, já em construção desde 1665. Ali o herói Frei Caneca havia feito seus votos de religioso carmelita e se ordenara padre sendo, possivelmente, o local onde ele foi sepultado, após o martírio a que foi submetido.

O Padroeiro do Recife sempre foi Santo Antônio. O povo, num rasgo de amor à Mãe de Deus, clamou pela indicação de uma co-padroeira, que fosse a figura materna, pairando sobre a cidade que crescia. Demorou até que isso fosse realidade. Mas em 1909 as rogações chegaram aos que detinham poder de mando e Nossa Senhora do Carmo foi considerada a "Padroeira menos principal do Recife", dividindo com Santo Antônio a tutela e proteção.

Num rasgo de alegria e generosidade, esse mesmo povo se uniu, cotizou-se, ofereceu bens e conseguiu que uma coroa de excepcional valor, em ouro, fosse feita, para a solene coroação da Virgem, em 21 de setembro de 1919.

Depois, o tempo foi passando e, sem que se saiba as razões, a presença materna de Maria entre os recifenses ofuscou a devoção ao primeiro (e principal) Padroeiro, fazendo com que Santo Antônio fosse alvo de outras devoções - inclusive populares - mas o carinho e a procura se desse para a "Flor do Carmelo", até hoje venerada com "satus" de "Padroeira principal", sendo o seu dia feriado municipal, no Recife.

Chegamos, pois, aos dias da devoçao carmelita acontecer, neste julho de 2010, com a harmonia das vozes do Coral do Carmo do Recife, o brilho das muitas flores que se espalham pelos altares suntuosos, com volutas floreadas e o brasão da Ordem em destaque.

"Maria - Mãe e Modelo da Igreja em Missão", é o tema deste ano, para a festa que durará dez dias, somando-se o novenário (de 06 a 14/ 07), o "Dia das Vésperas solenes" (dia 15/07) e o dia 16, das muitas Missas celebradas, da Procissão pelas ruas do Recife, pela Missa campal solene, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e das vozes de artistas populares que se incorporam, para cantar em louvor à Virgem, ao findarem-se as solenes liturgias.
"Senhora do Carmo / Mãe dos Carmelitas,
Protegei as almas / Que vivem aflitas!
Senhora do Carmo, Virgem Maria
Vinde em meu meu socorro / Na última agonia..."

É esse o canto das "Jaculatórias" que se repentem ano a ano. Que a Mãe do Carmelo e nossa Mãe nos proteja a todos! Amém!

Um comentário:

Lais Castro disse...

Bacana o seu blog!
Puxa! Eu não sabia que N. S. do Carmo tinha tomado o lugar de Santo Antônio, primeiro padroeiro da cidade!