domingo, 27 de fevereiro de 2011

EM PERNAMBUCO, FAZ TEMPO QUE JÁ É CARNAVAL!


Oficialmente, o Carnaval dura três dias. Começa no domingo, prolonga-se pela segunda e pela terça-feira e deveria terminar ao findar-se esse "último dia", porque a quarta-feira de cinzas chega e com ela o tempo da Quaresma se inicia. Isso é o que dizem os calendários e todas as previsões a respeito do período momesco...

Mas, em Pernambuco, isso é assim??? Que nada! Nem bem terminam as festas de Ano Novo e os clarins anunciam um Carnaval que vem chegando, muito mais cedo do que se esperaria e com toda a força da participação popular, especialmente no Recife e em Olinda.

Os blocos "acertam" suas marchas e afinam seus instrumentos de pau e corda. Os maracatus, suas alfaias. seus gonguês, seus taróis, suas caixa-de-guerra, seus xequerês. Os caboclinhos, suas preacas. Os clubes, seus instrumentos de sopro e percussão. Os bonecos gigantes, seus passos, pelo andar dos seus carregadores. E outros, outros, outros, também... Assim se antecipa o Carnaval, enquanto se prepara e espera a grande festa!

Experimente caminhar pelo Recife antigo, nesse tempo de antecipação. De cada canto vem vindo um grupo, uma troça, um clube... Os sons se misturam. O colorido das roupas das fantasias empolgam. A decoração oficial - ainda incompleta - cria a expectativa exitante que promete. E vá se entregando a essa folia que surge, aquecendo-se para os dias oficiais de Momo.

Ou tente enfrentar ladeiras e ruas de Olinda, nesses meses anteriores ao Carnaval... Prepare as pernas, apure seu fôlego e suba/desça, sempre atrás de uma infinidade de agremiações, oficiais ou "oficiosas", irreverentes ou solenes, "ensaiando" para o tempo que vem chegando. Agarre-se firme na mão de quem está mais perto, sendo você também parte desses "cordões humanos" que protegem os instrumentos e os instrumentistas, as fantasias tão bem cuidadas ou improvisadas, os que brincam e os que apenas olham, apertam-se, espremem-se, naquele mar de gente de todos os cantos. Por todo lado, peças enormes, de extrema beleza vão concretizando e distribuindo sonhos, compondo a sempre aguardada decoração dos sitios históricos dessa terra, carnavalesca na sua "alma".

Por muitos outros lugares desse Estado multiplicador de folia o clima é o mesmo: alegria, entrega, participação, cumplicidade, partilha, vontade de ser feliz!

Ave, Pernambuco, por tudo o que cria e pela força com que teus brincantes correspondem ao que se espera de ti! Ave, Pernambuco de múltiplos carnavais! Já e já ele chega pra valer, enfim!



Nenhum comentário: