sábado, 9 de abril de 2011

EM OLINDA É TEMPO DE ORAÇÃO E PROCISSÃO




O período que antecede a Semana Santa e todos os dias dessa semana diferenciada é, para Olinda, um tempo de tradições, de religiosidade, de encontros, de trocas afetivas, de fé...


Pelas ruas, largos, ladeiras e becos da cidade paira um clima favorável para que a comunidade católica olindense cante, reze e medite nas igrejas, nos caminhos antigos e estreitos, diante dos nichos e em procissões que repetem passos e confirmam a verdade da fé.


São muitos os momentos. Em dois dias da semana que antecede a Semana Santa, propriamente dita, duas procissões ganham as ruas:


* a PROCISSÃO DO ENCERRO (popularmente chamada "procissão das velas");

* e a PROCISSÃO DOS PASSOS, que repete momentos da Via Sacra, parando diante de Nichos iluminados e decorados para que ali, diante de uma cena da Paixão de Cristo, aconteça uma reflexão.


Depois, seguem-se as celebrações do período, com:

* a PROCISSÃO e MISSA DE RAMOS,

* as cerimônias penitenciais,

* a MISSA DOS SANTOS ÓLEOS - na quinta-feira santa (essa na Sé-Catedral, com a presença de todos oa padres da Arquidiocese de Olinda e Recife, renovando seus votos sacerdotais e cada Paróquia recebendo os óleos que usarão ao longo do ano (para o Batismo, o Crisma e a Unção dos Enfermos),

* a PROCISSÃO DO SENHOR MORTO - na sexta-feira santa;

* as vigílias pascais que atravessam a noite e terminam com o nascer do Domingo de Páscoa;

* a PROCISSÃO DA RESSURREIÇÃO, ao amanhecer do Domingo, anunciando a vitória da Vida sobre a morte de Cristo;

* e as Missas de Páscoa.


Claro, por muitos outros lugares procissões e missas recordam o sofrimento do Cristo e o seu triunfo sobre a morte... Mas em Olinda esses momentos ganham em se participar disso em um ambiente propício, a começar pelas 22 igrejas e 11 capelas espalhadas pelo sitio histórico, badalando seus sinos ou movimentando suas matracas, em pungentes ou gloriosos proclamas religiosos.


E um encanto para os olhos que seguem cortejos, corações que pulsam animados pela fé e beleza plástica por que isso acontece numa cidade impar e singular, que é OLINDA!


Nenhum comentário: