domingo, 5 de junho de 2011

SANTO ANTONIO DE LISBOA - TÃO QUERIDO DOS BRASILEIROS!



Em todo o Brasil, as homenagens a Santo Antônio acontecem, desde o dia 1º de junho e até o dia 13, nas "trezenas" que o homenageiam, com o toque bem popular de um santo querido, venerado, a quem tantos recorrem nas suas tribulações.



Ele era um nobre, da família Bulhões, de Portugal, nascido em 1195 e batizado como "Fernando". Sua vocação sacerdotal o levou a tornar-se agostiano e estudar com esmero para ser padre. Mas aos 25 anos apaixonou-se pelo ideal franciscano e foi aí que resolveu viver: entre os "filhos de São Francisco", recebendo então o nome de ANTONIO.



Sua vida foi fascinante! Missionário na África, transferido para muitos lugares, foi próximo a Pádua/ na Itália, que viria a morrer, com apenas 36 anos. E é em Pádua que sua língua incorrupta é venerada, pelo bem que fez ao mundo nas palavras santas daquele frade tão amado...



O culto ao Santo Antonino da herança portuguesa espalhou-se pelo mundo e ganhou a preferência popular. Era a ele que o povo recorria quando perdia qualquer objeto... A ele as moças sonhadoras confiavam o seu desejo de casar-se... Por ele distribuia-se o "pão dos pobres", abençoado no dia de sua festa, para que nunca mais faltasse pão a quem o recebia... A ele atribuiam poderes para antecipar acontecimentos, nas populares "adivinhações" de junho... E tudo isso resistiu ao tempo, ao modismo, para continuar a ser uma verdade nascida no coração!



Recentemente, com muita emoção, rezei diante do quarto onde ele nasceu, na área histórica de Lisboa, em cima do qual ergueu-se a Igreja de Santo Antônio, bem próxima à Sé. Acabara de assistir à missa naquele templo e cumpria o ritual que todos querem repetir: descer ao lugar onde nascera Fernando, mais tarde transformado no nosso santinho querido, seja ele invocado como SANTO ANTONIO DE LISBOA ou SANTO ANTONIO DE PÁDUA.



Agora é o tempo do louvor a Santo Antônio! Repitamos, no silêncio do nosso coração, invocações eternizadas, em louvor a esse homem extraordinário, pela sua fé, sua coragem de abandonar-se aos planos de Deus, sua força que atravessou o tempo:



"Se milagres tu procuras,

pede logo a Santo Antônio.

Fogem dele a desventura,

o erro, os males e o demônio.



Torna manso o iroso mar;

das prisões quebra as correntes;

bens perdidos faz achar

e dá saúde aos doentes."

Nenhum comentário: