sábado, 10 de setembro de 2011

MOSTRA INTERNACIONAL DE OLINDA – MIMO / 2011


Uma mostra internacional, tão grandiosa que chega a espantar o público que lota, literalmente, os improvisados espaços das lindas e históricas igrejas de Olinda, do Recife (em Pernambuco) e de João Pessoa (Paraíba) está movimentando o Nordeste...

É a MOSTRA INTERNACIONAL DE OLINDA – MIMO / 2011, que reúne em Pernambuco e na Paraíba nomes consagrados, instrumentistas, cantores, grupos diversos, para a execução de programação diversificada nas suas linguagens.
Os cenários escolhidos podem ser considerados deslumbrantes. A iluminação cenográfica em cada monumento, em cada espaço privilegiado criam a magia que amplia as apresentações que se sucedem, de filmes, concertos, oficinas... E isso numa semana inteira de Arte, nas suas diversas manifestações, dentro e fora de cada local escolhido, todos cedidos por seus guardiões, por entenderem o valor de se oferecer o melhor, para o Nordeste.

Em Olinda/ PE, foram escolhidos: o Seminário de Olinda, a Igreja da Sé (Catedral do Arcebispado de Olinda e Recife), o Mercado da Ribeira, a Igreja de N. Sª. Do Rosário dos Homens Pretos, o Convento de São Francisco ( mais antigo convento franciscano do Brasil), a Basílica do Mosteiro de São Bento, a Igreja do Monte (do Mosteiro Beneditino feminino) e o Palco do Carmo, armado em meio à Praça da Abolição, em frente ao conjunto carmelita mais antigo das Américas.

No Recife/ PE, foram a Igreja da Madre de Deus, a Basílica de N. Sª. do Carmo (da Padroeira da capital pernambucana), a Capela Dourada do Convento franciscano, a Igreja N. Sª. do Rosário dos Homens Pretos e o Parque Dona Lindu (linda obra do mestre Oscar Niemeyer, o mais novo espaço cultural da cidade, na praia de Boa Viagem).

De João Pessoa/ PB escolheram-se a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, a Igreja de São Francisco (do Convento Franciscano) e a Basílica de N.Sª dsa Neves.

As atrações foram variadas, atendendo ao gosto eclético dos que quiseram cumprir essa intensa e interessante agenda:Mimo in Concert” (encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra), “Sonoris Fábrica”, “Projeto Coisa Fina”, “Gotan Project” (da França), “Parahyba Art Ensemble”, “Trio 3-63”, “Ballaké Sissoko e Vincent Segal” (de Mali/ França), “Duo Milewski”, “Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa” (Regente Carlos Anísio; “Alex Tassel” (da França); “Guinga e Orquestra Sinfônica do Recife” (Regente Osman Gioia); / “Egberto Gismonti e Alexandre Gismonti” (Participação especial Ana de Oliveira). “Arrigo Barnabé”; “Azymuth”; “Arthur Verocai” (participações especiais: Clarisse Grova, Carlos Dafé e Projeto Coisa Fina); “Daniel Gortler” (de Israel); “Hamilton de Holanda e André Mehmari”; “Orquestra de Câmara de Toulouse” (da França); “Philip Glass (dos Estados Unidos)”; “Orquestra Sinfônica de Barra Mansa/ RJ” (Regentes convidados e Regente titular, Vantoil de Souza/ flautista Felipe Braz; “Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte” (Regente: André Muniz / Solista: Diego Paixão, violoncelo; “Pagode Jazz Sardinha's Club”. Como atração maior e para partilhar o seu saber tão grande o Maestro Isaac Karabtchevsky foi a estrela-mor.

Sem dúvida, a MIMO 2011 envolveu dois estados do Nordeste e atraiu um público ávido por atrações valiosas, vindas de muitos lugares do mundo, confirmando-se como um dos mais importantes eventos dessa corajosa terra de gente valente e sensível ao que é bom e belo!


Vamos esperar, ansiosamente, pelo MIMO 2012, como uma promessa de grande renovação!


Nenhum comentário: