sábado, 5 de janeiro de 2013

EU QUERO IR À TERRA SANTA.



2013 está só começando... Muitas preocupações inquietam nosso coração, sobretudo diante de sonhos acalentados, para os quais parecem existir impecilhos... Um desses sonhos – para mim - tem um nome e um destino: conhecer a TERRA SANTA...

Uma notícia divulgada nos sites católicos contribuiu para essa divagação que fazemos neste início de ano novo: é notória a diminuição da visitação a BELÉM, a terra onde Jesus nasceu, localizada na parte central da Cisjordânia, nos Territórios Palestinos.

Foi o Guardião da Basílica da Natividade, que fez o dramático apelo: peregrinos, voltem a Belém! Um drástico e emocionado pedido porque a Cidade se sente duramente prejudicada pelas operações militares israelense sobre Gaza. O afluxo de peregrinos à Terra Santa diminuiu de maneira brusca em 2012, por isso e está muito abalado. Meus receios voltaram com força ainda maior!

As peregrinações melhoraram um pouco para as celebrações natalinas. Dizem que o belo traslado da imagem do Menino Jesus, em procissão, até a Gruta da Natividade, contou com a presença de autoridade palestinas, políticos e diplomatas de vários países da Europa chegando a Belém para reviver o sagrado local do nascimento de Jesus... E eu não fui ainda. Pena!

Sei – claro - que o temor dos cristãos em conhecerem o lugar sagrado se deve à sandice de pessoas que fazem a guerra, contrariando a mensagem entoada pelos homens, exatamente ali: Paz na terra aos homens de boa vontade!!! Onde está a “boa vontade” para fazer a PAZ???

Tudo isso mexe comigo e com muita gente porque Jesus – o Príncipe da Paz – encarnou-se para a nossa salvação naquele lugar determinado, na história do cristianismo, para acolher esse Salvador. Como entender que o sagrado espaço seja maculado pela guerra? Como lembrar todas as guerras que se sucederam, como se homens - pelos tempos afora - não soubessem promover a PAZ, não possuíssem PAZ no seu coração, nas suas casas, nas suas vidas?

A PAZ esteja convosco!”, disse Jesus ressuscitado. É de PAZ que o mundo precisa.  

É semeando a PAZ que vale a pena viver! Por isso, Deus me ajude a dominar esse medo e me preparar, do corpo e alma, para superar os temores e ir, pronto.

Nenhum comentário: