quinta-feira, 24 de abril de 2014

SAUDADES DO MAESTRO FERNANDO BORGES...



No dia 24 de abril de 1938 nascia, no Recife, o 2º filho do português Alfredo Borges e da brasileira-paraense Adalgisa da Graça Pinto Borges, a “Dona Dadá”. Muito cedo aquele único filho homem, em meio a tantas irmães haveria de mostrar sua paixão pela Música, querendo fazer-se musicista, a começar pelo violino, no qual se iniciou aos seis anos e que seria sempre o seu mais amado instrumento.

Nem  a Licenciatura em Geografia na UFPE, nem a Pós-Graduação em Turismo na FESP (hoje, UPE) foram o bastante para o irrequieto menino... Adolescente, já se apresentava com o seu primeiro conjunto musical: o Trio Uiarapuru, junto com a irmã pianista. Adelina Borges e um colega também violinista, Luiz Marques... E seguiu diversificando sua habilidade, dominando diversos instrumentos de corda e percussão, tendo atuado como contrabaixista, guitarrista, vibrafonista e pianista em orquestras de Pernambuco, do Ceará e do Amazonas e como cantor e instrumentista, até decidir-se por criar e conduzir a sua “Banda Tropical”, deliciosa, tendo com ela excursionado pelo Brasil e pelo exterior e tocado em bailes memoráveis em sua terra.

Professor da Rede Estadual de Educação (Escola Marcelino Champagnat e Centro Interescolar Almirante Soares Dutra) e professor e coordenador no Centro de Estudos Supletivo Waldemar de Oliveira, atuou também como professor universitário na FUNESO, em surpreendentes aulas de Geografia, disciplina que tanto amava!

Carnavalesco desde a infância, fez do Carnaval do Recife a sua grande paixão, conduzindo os mais famosos bailes nos dias de folia, nos clubes sociais da cidade. Chegou a enfrentar a maratona de não deixar acabar a festa, invadindo a 4ª feira de cinzas com sua orquestra em um Clube, rivalizando-se com outras, em outros clubes, numa prova de resistência e amor ao Carnaval de sua terra. Orquestrou e apresentou séries de músicas “do ano todo”, adaptadas em ritmo de frevo, fazendo delirar plateias inteiras, que amavam a sua atuação. Sua orquestra e seu entusiasmo costumavam conduzir o Galo da Madrugada, no 1º carro, animando os milhares de admiradores daquele clube e, a partir de 1996, criou e consolidou a festa “Esperando o Galo”, na ponte Duarte Coelho, em frente à Av. Guararapes, tocando e animando a multidão postada à espera do famoso clube. Com o mesmo entusiasmo criou e consolidou a promoção “Dançando na rua”, que fez das ruas do Recife antigo um grande clube ao ar livre, onde todos podiam dançar livremente.

Com sua orquestra participou de muitos “Voos do Frevo”, levando o ritmo pernambucano ao Japão, aos Estados Unidos e a vários países da Europa, contagiando aqueles que tinham a oportunidade de ouvi-la. E o grande líder da Banda era, realmente, o maestro, que tinha o dom da oratória e o carisma de um verdadeiro líder. 

O pai de três filhos e avô de cinco netos encantou-se no dia 18 de dezembro de 1998, com apenas 60 anos. A orquestra, não...  E continuou, agora conduzida pelos filhos Fernando Guilherme e Sérgio Gustavo, chamando-se Banda Tropical Maestro Fernando Borges. Com esse nome e a maioria dos músicos que a integravam sob o comando do líder, a orquestra continua viva e firme!   

Em 2003, por iniciativa da Câmara de Vereadores do Recife, a Escola Municipal de Frevo passou a chamar-se ESCOLA MUNICIPAL DE FREVO MAESTRO FERNANDO BORGES, homenageando esse carnavalesco que marcou sua trajetória pela alegria e competência em Pernambuco.

E lembramos dele especialmente hoje, neste dia 24 de abril, data do seu aniversário!

Nenhum comentário: