sexta-feira, 2 de outubro de 2015

iIGREJA DOS REMÉDIOS SUBORDINADA À PARÓQUIA DO RECIFE


182 anos - no dia 02 de outubro de 1833 - oficialmente, a Igreja dos Remédios, principal templo de Fernando de Noronha, passou a ser subordinada à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves, com sede na Igreja da Madre de Deus, no Recife.

Sendo o principal templo católico de Fernando de Noronha, sua construção foi iniciada em 1737, seu sacrário colocado em 1748 e sua obra de estrutura em cantaria exposta concluída em 1772, data que ostenta na fachada. Ficou completamente pronta em 1784. E a Virgem dos Remédios foi tomada como padroeira do presídio comum desde 1768.

Desde 1789 esse templo foi ligado àquela Paróquia no Recife, como extensão da mesma e oficialmente vinculada a ela em 1833, como continua a ser até os nossos dias. A ligação com Pernambuco, existente de 1737, fora rompida em 1938, quando, tomada pela União, para funcionar ali o Presídio Político Oficial, imposto por Getúlio Vargas. Essa situação teve continuidade com a criação do Território Federal, que só seria encerrado em 1988, quando – pela Constituinte – o arquipélago foi reintegrado novamente ao Estado. Essas mudanças não alteraram a vinculação eclesiástica da ilha com a Arquidiocese de Olinda e Recife, continuando a ser extensão da Paróquia da Madre de Deus.

     

Nenhum comentário: