terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O MORRO DA CONCEIÇÃO AGORA É SANTUÁRIO



Uma mãe chamada de mais mil formas, com mais de mil nomes. Uma mulher que se tornou a Mãe do Filho de Deus e, por isso, acolheu toda a humanidade no seu regaço de amor, como nossa Mãe especialíssima.

MARIA disse sim. MARIA aceitou o doce encargo da maternidade divina. MARIA teve seu Filho ao seu lado, até o momento supremo. MARIA sofreu por amor. MARIA foi levada ao céu, de onde abençoa a cada um dos seus filhos na terra. MARIA desceu do céu, em diferentes lugares e em diversos momentos, para lembrar essa proteção de Mãe que nos enternece.

Entre esses inúmeros títulos e nomes recebidos, MARIA foi declarada Imaculada, e assim é venerada em dezembro como NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, pela sua IMACULADA CONCEIÇÃO e proclamada pelo Imperador D. Pedro I como a Padroeira do Império Brasileiro, Foi considerada Padroeira Principal do Brasil, desde bula papal de Pio XI, proclamando-a assim em 16 de julho de 1930. E é hoje designada como Nossa Senhora da Conceição Aparecida.



No Recife, ela tem um especial lugar de procura e carinho, lá no alto, no morro que também tem seu nome: o MORRO DA CONCEIÇÃO.

Este é o tempo de subir o morro, rezar no morro, entregar-se à festa religiosa/popular das mais queridas, com um longo período de celebrações e atrações artísticas até que, desde a madrugada do dia 8 de dezembro, explode a emoção de todos os devotos, nesse feriado diferenciado, que atrai milhares de pessoas, todos os anos.

Que a Virgem Imaculada do Morro da Conceição – hoje transformada em SANTUÁRIO, por Decreto da Arquidiocese - abençoe a todos nós, no seu dia, na sua festa, na cidade que a ama tanto, para que tenhamos a paz que precisamos e a coragem para a luta, sempre!

A Imagem de Nossa Senhora da Conceição



Lá no alto do morro, a imagem de 5,5m de altura, feita na França no começo do século XX, vestida de branco e azul, de pé sobre o globo terrestre, com as mãos em oração e uma cobra sob seus pés é vista de longe, de vários lugares do Recife.Diante dela a igreja Matriz, de grandes proporções, e a antiga capela de 1904, Um centro de devoção, procurado pelo povo de todas as camadas sociais. Um lugar de romarias que acontecem todos os anos. Um Santuário, por merecimento dado pelo povo e aclamado pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido. 

Pena que ainda não tenha ocorrido o reconhecimento desse conjunto harmonioso - imagem e capela – para que o lugar fosse tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o que é uma pena!

Nenhum comentário: