domingo, 17 de janeiro de 2016

AGONIZA O QUERIDO SEMINÁRIO DE OLINDA


Um monumento que se constitui uma mostra rara da arquitetura quinhentista. Uma construção de grande porte, numa colina suave de Olinda, excelente mirante de onde se contempla uma paisagem inesquecível. Esse é o SEMINÁRIO DE OLINDA e sua IGREJA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA, de meados do século XVI.

Ali funcionou o antigo Real Colégio dos Jesuítas. Seu prédio teve depois muitos usos, em sua rica história. Foi Colégio Arquidiocesano. Foi Faculdade de Arquitetura. Foi Escola de Agronomia. A partir de 1700, tornou-se  Seminário, que viria a ser palco de grandes movimentos políticos e religiosos do Brasil. Bem mais tarde, já no século XX, abrigaria os jovens militantes da Ação Católica Estudantil e Universitária, para encontros cheios de fé e de entusiasmo, E acolheria o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, oferecendo-se como local de renovação da fé.   

Voltando a ser Seminário, foi povoado por jovens seminaristas e professores dedicados. Mas, desde 28 de maio de 2015, teve de ser interditado pela Defesa Civil, pelo lastimável estado em que se encontrava, necessitado de uma reforma estrutural que resgatasse a importância religiosa e cultural do monumento, para retomar as atividades com seminaristas, continuando aberto à visitação turística costumeira. 

A Arquidiocese de Olinda e Recife “arregaçou as mangas” em busca da revitalização desse importantíssimo monumento. A Campanha está lançada, Não será fácil nem rápido reintegrá-lo ao circuito turístico olindense e à preparação dos padres... Mas foi dada a partida. Todos podem colaborar, cada um dentro de suas possibilidades. Entidades, empresários, dirigentes públicos e, sobretudo, a comunidade católica de Pernambuco pode atrelar-se às ações propostas e salvar da ruína o lindo e tão importante espaço tombado, nesta Cidade Patrimônio Mundial. 

Que tal procurar detalhes sobre o projeto de restauração no endereço  www.recostrucaodoseminario.org.? 

Vamos lá! Olinda merece isso?

Nenhum comentário: