sábado, 28 de abril de 2018

AGILDO RIBEIRO UM COLABORADOR COM A MEMÓRIA NORONHENSE


 
Morreu hoje o humorista AGILDO RIBEIRO, bastante conhecido pela sua atuação no teatro na televisão e que, num momento da vida, abriu mão das preciosas imagens do seu pai – o tenente AGILDO DA GAMA BARATA RIBEIRO - para enriquecer o acervo histórico de Fernando de Noronha, mostrando-o não só como o preso político que cumpria pena no arquipélago, em 1938, mas como o ator que adaptou um espaço antigo da ilha para criar o TEATRO ARANHA e ali oferecer a sua arte para os desditosos companheiros de infortúnio. Em 1942, ele e seus companheiros de infortúnio foram transferidos para a Colônia Dois Rios, na Ilha Grande/Rio de Janeiro, acompanhados por funcionários graduados do presídio, onde ficaram até ganharem a liberdade.
 
Agildinho, que agora se foi, era filho daquele prisioneiro e sonhava criar um espaço-memória que lembrasse seu pai na Vila dos Remédios, em Noronha,  que registraria a presença de comunistas, aliancistas e integralistas que ali viveram, naquele período da história republicana brasileira (1937 a 1945). Até imaginou chamá-lo “Praça Teatro Aranha”, para que o nome do seu pai se eternizasse por lá. Pena que não foi assim...

Mas essa memória fotográfica é hoje parte do acervo do “Programa de Resgate Documental sobre Fernando de Noronha”, pela visão de futuro que o pranteado humorista demonstrou, naquela merecida e bem-vinda doação feita, hoje divulgada nos livros sobre o arquipélago e no MEMORIAL NORONHENSE, espaço museal específico na amostragem do passado insular.



Nenhum comentário: