sexta-feira, 25 de julho de 2008

CURIOSIDADES DE FERNANDO DE NORONHA





Vamos falar dessas curiosidades pouco a pouco...

VOCÊ SABIA?

1. Que os franceses viveram em Fernando de Noronha no século XVIII (entre 1734 e 1736) e, talvez por causa da presença dos golfinhos, batizaram a ilha de como “ile Delphine”?

2. Que existem 15 espécies de corais no Arquipélago, das 18 que se encontram no mundo e que isso é facilmente identificado no mundo submarino noronhense?
3. Que é proibida a introdução de plantas e animais no Arquipélago, para que sejam evitados os erros do passado, quando eram indiscriminadas as remessas, sem o devido controle, interferindo no meio ambiente insular?

4. Que em 1879, um navio americano levou da ilha Rata, em Fernando de Noronha, uma grande quantidade de “guano” (fosfato de cálcio), sem esclarecer o valor que aquele terra possuía e só então o Brasil se deu conta da riqueza natural que havia ali?

5. Que os holandeses viveram na ilha entre 1629 e 1654, construindo aí casas de moradia, armazéns para estocar alimentos, uma congregação reformada calvinista e até um pequeno forte (no mesmo lugar onde hoje está a Fortaleza dos Remédios)?

6. Que dentre as mais de 40 espécies de aves de Fernando de Noronha, as que têm pés curtos nidificam nos rochedos, sendo mais fácil voar, quando alcançam a idade adulta?

7. Que desde 1995 acontece o “Torneio de Pesca Oceânica de Fernando de Noronha”, sempre com grande participação?

8. Que a dessalinização da água do mar foi a única maneira de diminuir o histórico e angustiante problema da falta d´água no Arquipélago?

9. Que o Arquipélago foi o primeiro lugar onde chegaram os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, quando da 1ª travessia aérea sobre o Atlântico e esse registro está tanto na ilha – no monumento doado pelo governo português, localizado em frente ao Palácio São Miguel – como em Lisboa, próximo ao monumento que homenageia os descobrimentos portugueses?

10. Que “Neuronha” é a “neurose” de Noronha, uma espécie de “doença” que às vezes ataca quem fica muito tempo na ilha, chamada no passado de “fernandite"?

11. E que “Euforonha” é uma das formas de designar o encantamento de quem chega na ilha e se deslumbra com sua beleza? E que aí haveria e “euforia” de Noronha”?

As curiosidades não param por aqui... É só esperar e acompanhar.

Nenhum comentário: