terça-feira, 29 de julho de 2008

FERNANDO DE NORONHA É UMA MARAVILHA!


Um lugar distante do continente, isolado no Atlântico Equatorial. Um arquipélago pequenino, de origem vulcânica, com apenas 26km², formado por 21 uma ilhas, ilhotas e rochedos abruptos, sobre os quais se derrama o “guano”, resultado dos excrementos de aves marinhas solidificados, conferindo-lhe uma aparência esbranquiçada, inesquecível... Isto é Fernando de Noronha, o Arquipélago brasileiro pertencente ao Estado de Pernambuco, uma verdadeira jóia entre lindos tons de azul do mar que o rodeia, candidato a ser uma das "maravilhas do mundo"..

Sua história fala de um passado difícil, da predação que vinha pelas abordagens dos tantos navegadores- aventureiros, pelo oceano. De um longo tempo de Colônia Correcional, para presos comuns. E de tempos menores para abrigar apenas prisioneiros políticos. Esses relatos ganharam força, nos tempos de agora, e garantiram as medidas preservacionistas que hoje vigoram, para que sua esplendorosa natureza seja protegida, seu patrimônio conservado e a sua beleza guardada para as gerações que se seguirão.

São 16 praias, baías e enseadas. Pura beleza e prazer, nas águas mornas, nos contornos voluptuosos de cada recanto, nas pedras que lembram símbolos fálicos, nas piscinas naturais, entre rochedos... São trilhas que avançam para o interior da ilha principal, sempre em direção aos mirantes naturais, entre enormes paredões e lajedos... É o mar – soberano e claro, na sua inacreditável transparência que chega a mais de 20 metros -, permitindo o prazer dos mergulhos indescritíveis, em inúmeros pontos escolhidos em torno desse ambiente silencioso e limpo... E, nessa aventura, vale a descoberta da diversificada fauna marinha e o encontro com rastros do homem, nos muitos naufrágios ali ocorridos.

Isto é Fernando de Noronha. Uma verdadeira maravilha, na terra e no mar, a 375km da costa nordestina do Brasil, onde habitam simpáticos golfinhos, que fazem da “baía” o lugar de maior concentração, no mundo, em animais dessa espécie. E onde desovam tartarugas verdes, chamadas “aruanã”, em algumas das praias noronhenses.

Este mar, com seu ambiente tranqüilo, habitado por diversificadas espécies – entre peixes, lagostas, polvos, arraias, moréias e até os temidos tubarões (que no Arquipélago jamais causaram dano ao homem) – é a perfeita moldura para um lugar excepcional, de elevações significativas – onde se destacam o Morro do Pico (com 323m) e os Dois Irmãos, inspiradores de lendas que lhes atribui uma fantástica narrativa, vendo-os como símbolos de amores proibidos.

Viver Fernando de Noronha é sonho, expectativa e prazer! Viver em Fernando de Noronha é crer na afirmativa que atravessou esses cinco séculos, no dizer do seu descobridor, Vespúcio: “O PARAISO É AQUI... Por isso, VOTAR EM FERNANDO DE NORONHA, COMO UMA DAS MARAVILHAS DO MUNDO, É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

Um comentário:

Anônimo disse...

faltou dizer o site

www.votenoronha.com.br