sexta-feira, 25 de julho de 2008

UM SELO PARA HOMENAGEAR DOM HELDER CAMARA

Em 07 de fevereiro de 2009 dar-se-á o CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DOM HELDER CAMARA. Uma data especialíssima, para todos aqueles que, no mundo inteiro, reconhecem ter sido Dom Helder uma das figuras do Brasil mais conhecidas e admiradas internacionalmente, pela sua participação na história da Igreja no século XX, e, particularmente, a sua luta por justiça social e o seu amor e dedicação aos pobres. Uma data que sensibiliza aqueles que perseveram e dão continuidade à sua mensagem, fazendo surgir instituições, espalhadas por vários países e que, em constante contato entre si, declaram o seu afã de manter aceso o ideário helderiano que tivemos o privilégio de ver consolidado.

Este homem extraordinário, simples na sua vida de cada dia, grandioso em cada palavra pronunciada e em cada um dos seus livros e milhares de manuscritos deixados, merece que sejam preparadas homenagens para marcar o centenário da sua chegada ao mundo, em 07 de fevereiro de 1909, em pleno domingo de Carnaval. E, dentre essas homenagens, que começam a tomar forma desde agora, tanto no Recife (onde ele viveu e morreu) como em Fortaleza (onde ele nasceu e se fez padre) e no Rio de Janeiro (onde foi Bispo Auxiliar, criador do Banco e da Feira da Providência e da Cruzada São Sebastião), já poderemos contar como certa a emissão de um SELO POSTAL, que traga sua imagem à lembrança de todos.

Sabemos da importância de ter um SELO que apresente ao mundo o importante momento do centenário de um profeta. Sabemos da alegria com que essa peça será recebida, não só no mundo católico mas dentre os cristãos de todos os credos, muitos dos quais, pelo mundo afora, atribuíram a ele premiações especialíssimas, como o “Nirvana da Paz”, dado pelos japoneses, concedido somente nessa única vez a um religioso cristão.

E isso vai ser uma realidade pela decisão soberana da Empresa Brasileira dos Correios, que se une assim às homenagens ao Dom da Paz, que hão de se suceder, como uma justa forma de reverência àquele que deixou-nos a todos uma surpreendente e ainda não completamente conhecida herança de fé e valor!

O lançamento será em fevereiro dde 2009.

Se Deus quiser!

Nenhum comentário: