sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CURIOSIDADES DE FERNANDO DE NORONHA


· Que durante a existência do Presídio Comum, em Fernando de Noronha, existiu, a partir do século XIX, uma fábrica de tecidos, para fornecer pano do fardamento dos presos, utilizando o excelente algodão então produzido na ilha?

· Que os franceses da Companhia Aeropostal, antecessora da Air France, instalaram-se na ilha em 1927 e por isso a região é chamada, até hoje, de Air France?

· Que a Igreja evangélica Assembléia de Deus noronhense começou a existir na ilha no século XX, como uma extensão de uma igreja de Abreu e Lima, em Pernambuco?

· Que em 1988/1989 construíram-se as lagoas de estabilização noronhenses, para tratamento de dejetos?

· Que o mergulho a reboque, popularmente conhecido como “Plana Sub”, é uma das maiores atrações para o turismo na ilha?

· Que a desobediência a qualquer norma estabelecida para o PRNAMAR/FN pode acarretar multa e apreensão de equipamentos usados?

· Que em 1937 dois navios gregos - o Maria e o Themone Sthathatos - naufragaram em Fernando de Noronha, e que eram da mesma companhia daquele que até hoje está afundado no porto – o “Eleani Sthathatos", naufragado em 1929?

· Que quem nasce em Fernando de Noronha é chamado de “noronhense” e também conhecido como “ilhéu”?

· Que os golfinhos rotadores são assim chamados porque saltam fora d´agua e fazem um giro ao redor do próprio corpo?

· Que o preso político da Revolução Praieira, Borges da Fonseca, em 1849, ficou isolado na ilha Rata durante três meses, por ser considerado “de alta periculosidade”?

· Que uma pequena parte da energia produzida na ilha vem da turbina eólica aí instalada, sendo o restante gerado a óleo diesel?

· Que a Aeronáutica assumiu o governo do Território Federal em 14/12/1981, atuando até 1986, quando foi substituído pelo Estado Maior das Forças Armadas - EMFA?

· Que existem ainda as ruínas da “casa do padre”, na região Quixaba, próxima à Praia da Cacimba do Padre, onde morou – no século XIX – o Pe. Francisco Adelino de Brito Dantas?

· Que no Arquipélago estão as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas dentro das ilhas oceânicas do Atlântico Sul?

· Que o monumento localizado em frente ao Palácio São Miguel, doado pelo governo português, foi inaugurado em 1947, para comemorar os 25 anos da 1ª travessia aérea sobre o Atlântico?

· Que desde 1998 oito trilhas interpretativas foram definidas em Fernando de Noronha, sendo três fora do Parque Nacional Marinho e cinco dentro dele?

· Que os Territórios Federais foram extintos pela Constituinte, em 1988, inclusive o de Fernando de Noronha, ocorrendo então a sua reintegração ao Estado de Pernambuco?
(Dados do "Programa de Resgate Documental sobre Fernando de Noronha")

Nenhum comentário: