domingo, 16 de novembro de 2008

CRIAÇÃO DA DIOCESE DE OLINDE - 1676


Em 16 de novembro de 1676, foi criada a DIOCESE DE OLINDA, a 3ª diocese do Brasil, depois da Bahia e do Rio de Janeiro. O instrumento de criação foi a Bula Papal "Ad sacram Beatri Petri". Era a organização da Igreja cristã no nordeste do Brasil, subordinada à autoridade do Papa, sucessor do apóstolo Pedro. Em 1910 essa Diocese iria se tornar Arquidiocese de Olinda e, em 1918, Arquidiocese de Olinda e Recife, título que tem até os dias atuais.

A DIOCESE é uma unidade geográfica, localizada numa região, e é chefiada por um
BISPO, sucessor direto dos apóstolos. A nossa - a ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE - é a única do Brasil que tem duas titulações na sua identificação e duas cidades-irmãs nos seus domínios. A Catedral da nossa Arquidiocese está em Olinda, na Igreja da Se e a có-catedral está no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Entre as duas são programadas as celebrações oficiais da AOR.

A Igreja da Sé, cabeça da capitania, tinha sido criada por alvará-régio em 1534, antes mesmo que aqui chegasse o donatário Duarte Coelho. Iniciada em 1540, sua construção primitiva foi em “taipa de mão e madeira”. Em 1578 o templo já era uma “formosa matriz com três naves, com muitas capelas ao redor”. Ao criar-se a Diocese de Olinda foi essa Igreja da Sé elevada a Catedral do Bispado e organizado o seu corpo capitular.

Seu primeiro Bispo foi Dom Estevão Brioso de Figueiredo
, que esteve no cargo de 1677 a 1683. E seu primeiro Arcebispo foi Dom Luis Raumundo da Silva Brito, que estava à frente da Diocese desde 1901 e nela permaneceu até 1915. Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra
, que o sucedeu, foi o Arcebispo em cujo tempo se deu a anexação do Recife à Arquidiocese, em 1918. Um Arcebispo destacou-se dos demais, no século XX: Dom Helder Camara, que assumiu em 1964 e tornou-se emérito em 1985.

Temos hoje 332 anos de história eclesiástica. E essa data - dia 16 de novembro - celebrada neste Domingo, marca a força de Olinda, no século XVII, escolhida que foi para abrigar a primeira Diocese do Norte e Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário: