sexta-feira, 28 de novembro de 2008

IGREJA DA GRAÇA DO SEMINÁRIO DE OLINDA



O lugar é extraordinário! O pátio que circunda a bela Igreja de N.Sª da Graça é um verdadeiro mirante, de onde se descortina a paisagem de Olinda e do Recife.

Ali viveram os agostianos (entre 1552 e 1558) e os jesuítas, em seguida. Foi esse o tempo de ver erguer-se o conjunto arquitetônico, do “Real Colégio Jesuítico”, com sua capela dedicada à Senhora da Graça, vivendo aí esses religiosos até serem expulsos do Brasil, em 21/07/1759.

A edificação principal teve vários usos, abrigando o Colégio Diocesano, a Faculdade de Arquitetura, a Escola de Agronomia e o Seminário Diocesano, O incêndio holandês de 1631, mesmo destruindo parte do belo conjunto arquitetônico, deixou marcas do áureo período, visíveis até os nossos dias e retratados por Franz Post, o pintor nassoviano.

A Igreja da Graça possui uma porta principal, encimada por um óculo, voltada para o verde do entorno desse conjunto. Sua torre é voltada para dentro, característica dos templos conventuais. No seu interior, dois altares laterais, com retábulos de pedras proto-barrocas, que restaram íntegros após o incêncio. E pedaços do retábulo central, expostos na área do coro.

O Seminário tem uma história de grandes feitos sociais, políticos e religiosos de Pernambuco, sendo também conhecido como “Escola de Heróis”, por todas as lutas deflagradas por religiosos que ali viveram em tempos diversos.

Hoje ali funciona novamente o Seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo local constantemente, pela beleza do patrimônio cultural que guarda e pela visão que oferece, cercado de beleza!

Nenhum comentário: