segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

HOJE É A FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO, NO RECIFE

O Recife hoje está em festa! Uma festa que começou há dez dias, de muita oração e demonstração de fé, que marcam o clima da maior celebração religiosa-popular do Estado de Pernambuco – a FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, do Morro da Conceição, zona norte da cidade, bairro de Casa Amarela.

Em todos os dias “08 de dezembro” os rituais de fé e amor se repetem... Fiéis anônimos, descalços ou não, vestidos de azul e branco ou não, sobem os 800 metros de ladeira a pé, para rezar “ao pé da santa”, junto a uma imagem feita em ferro, de três metros e meio de altura, com 1.806 quilos, que é avistada de longe, no seu pedestal tão significativo, ali plantado desde 1904, ao tempo do Bispo Luiz Raymundo da Silva Brito.

Do alto, o Recife se descortina... A relação entre os católicos pernambucanos e sua Mãe, abençoando-os lá de cima, é forte e inspira promessas, compromissos, procura e oração!

A história do morro da Conceição se fundamenta no mistério profundo da Encarnação do Filho de Deus, no corpo de uma Virgem... Da sua Conceição Imaculada! Essa crença é admitida desde os tempos antigos e propagada no mundo católico. E a Igreja a fez crescer, propondo a veneração dos fiéis a essa mulher - Maria - diferente de todos os outros homens e mulheres, plenamente santa!

O dogma da Imaculada Conceição, foi proclamado em 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX e declara “a santidade da Virgem Santa Maria desde o 1º momento da sua existência, quando ela foi preservada da mácula do pecado original, no qual todos nascem”.

A verdade apregoada pela Igreja ganhou as ruas, o coração do povo, transformando-se em homenagem concreta, num santuário plantado num morro de periferia da capital pernambucana, fazendo surgir uma forma de veneração extremamente popular, que atrai romeiros, penitentes, pagadores de promessas, carregadores de ex-votos, políticos, artistas católicos e uma multidão anônima e fervorosa.

Neste ano de 2008 um novo santuário envidraçado - inaugurado em agosto - foi uma atração a mais... Mas a festa, por si só, já é uma ocasião para repetição dos ritos, nesse peregrinar que cresce mais e mais, atraindo jovens, adultos e idosos, irmanados todos pela devoção popular à Virgem do morro. Muitos deslocam-se antes que o sol apareça, para cantar “a barra do dia”, o sol que nasce lá longe e a fé que salta aos olhos, em suas diversificadas e tão queridas manifestações...

Senhora da Conceição,
minha Mãe, minha Rainha,
dá-me a tua proteção,
minha querida madrinha
!”
(versos popularmente cantados na divulgação da festa).

Que Maria, a Virgem imaculada, nos abençoe a todos, neste dia a ela consagrado! Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens, amei os seus comentario, vou tentar comprar um livro seu bjs