sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

UMA SEMANA DE HOMENAGENS A DOM HELDER


Aquele que se deixou ficar em tudo o que criou, escreveu, poetizou, apregoou, sonhou, foi alvo de duas vitoriosas homenagens, nesta semana que termina...

De duas formas DOM HELDER CAMARA foi prestigiado e distinguido:
* no Rio de Janeiro, numa tocante solenidade ocorrida no auditório da Universidade Cândido Mendes, perante um público de olhos molhados de emoção, com a outorga do “Prêmio Alceu Amoroso Lima de Poesia e Liberdade 2008”, concedido "post mortem" e a abertura de uma exposição sobre ele;
* no Recife, com a inauguração do Edifício Dom Helder Camara, que abriga, a partir de agora, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Duas diferentes maneiras de registrar o reconhecimento de intelectuais, políticos, estudantes e gente do povo, irmanados todos no caminho que leva ao centenário do seu nascimento, para o qual estamos em “rumo” desde 2007...

Na primeira homenagem, na "Cidade Maravilhosa", dia 11/12/2008, a noitada foi pura alegria, de discursos inflamados, de palavras cheias de poesia e de saudade. E a presença de Marina Bandeira, colaboradora do Dom naquele Estado, falando a todos do Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que ela conheceu tão bem e a quem serviu com extrema dedicação e carinho. E foi ela – a pedido do Reitor Cândido Mendes - quem repassou para o Instituto Dom Helder Camara – IDHeC, o troféu concedido, que eu tive a honra de receber, designada por essa instituição à qual estou vinculada!

Depois, no saguão da mesma Casa de Educação, inaugurou-se a exposição “Dom Helder – Memória e profecia no seu centenário – 1909 / 2009”, falando do “Padrezinho nosso e do mundo - Um Profeta do nosso tempo”; do “Filho do Nordeste e Irmão Universal”; do “Reformador e Fundador da CNBB”; do “Vigilante da Noite, Mergulhado em Deus”; do homem que seguiu “Pelas estradas do Mundo”; que foi “A Voz dos Sem-voz”; do homem que anunciou: “Coragem! A Noite traz a Aurora”! Uma mostra promovida pela Universidade Cândido Mendes -UCAN/RJ; pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade - CAALL/RJ; pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular - CESEP/SP; pela PUC/RJ; pelas Paulinas Editora/SP, unidos todos ao IDHeC, repetindo agora a mesma exposição realizada na França, pela Associação Dom Helder-Memoire e Actualité (Paris-Bruxelles) e o Centre Spirituel de Hautmont.

Na segunda homenagem, na "Veneza Brasileira", dia 12/12/2008, uma tocante cerimônia reuniu o mundo político, inclusive o Governador do Estado, Dr. Eduardo Campos, para dar como inaugurada o belo prédio que abrigará setores do TCE, todo ele uma oferenda ao Dom do Amor, da Paz e da Vida!

Caminha-se para esse centenário de nascimento fortalecidos com o reconhecimento de tantos, em atos e decisões que contemplam uma vida dedicada ao Amor e à Justiça, como foi a do querido Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, que nós todos amamos!

Que semana abençoada!

Um comentário:

Anônimo disse...

CARA MARIETA BORGES,
RECEBI SEU EMAIL, MAS APENAS O LI DIAS DEPOIS,E, NESSE INTERIM SOUBE QUE PADRE MARCOS HAVIA CELEBRADO NA DATA DA HOMENAGEM E ENTREGA DO TROFÉU, MISSAS DE: BODAS DE PRATA E MISSA ANUAL DA PASTORAL DA CARIDADE QUE FAZ UM TRABALHO MARAVILHOSO ENTREGANDO CESTAS BÁSICAS E ATENDENDO CERCA DE 7.000 PESSOAS AO ANO. QUERIDA, COMPLICADO FOI CHEGAR LÁ E NA HORA DA HOMENAGEM, MAS VISITEI A EXPOSIÇÃO E FIQUEI MARAVILHADA COM TUDO QUE VI.
SINTO POR TAMBÉM NÃO TER ME COMUNICADO COM VOCÊ.
MAS AQUI E AGORA FICA UM GRANDE ABRAÇO PARA VC E O NOSSO PARABÉNS PELA HOMENAGEM, E AGRADECEMOS O SEU CONVITE CARINHOSO.
APROVEITANDO A FESTA DE FIM DE ANO, DESEJANDO QUE ESTE NOVO ANO NOS FAÇA NOVAS PESSOAS PARA QUE POSSAMOS EM NOVAS ATITUDES AMAR MAIS E MAIS OS NOSSOS IRMÃOS.
A EXEMPLO DE NOSSO DOM DO AMOR, DOM DA PAZ, DOM DOS IRMÃOS! "QUERIDO DOM HELDER PESSOA CAMARA"
QUE A PAZ E A LUZ POSSA ALCANÇAR SEU CORAÇÃO ABENÇOANDO-O COM GRAÇAS E SAÚDE.
PAULA BRASIL E PADRE MARCOS
PARÓQUIA DOS SANTOS ANJOS
CENTRO PAROQUIAL DOM HELDER CAMARA
LEBLON - RIO DE JANEIRO - RJ