terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CAPELA DE SÃO PEDRO ADVÍNCULA - OLINDA


Quem passa pela Rua 13 de Maio, no sítio histórico de Olinda, seja por estar a descobrir novos caminhos, seja por ter ido visitar o Museu de Arte Contemporânea – MAC, fica surpreso ao se deparar com uma pequena capela - a CAPELA DE SÃO PEDRO ADVÍNCULA - posicionada exatamente em frente ao suntuoso prédio do museu, que foi, no passado, uma prisão eclesiástica - o “ALJUBE” - destinado a prender padres com tanto rigor, que a esses só era permitido assistir à Missa através das grades.

Para que esse “castigo” se concretizasse, lá estava a pequena capela diante das grades da prisão, tendo dentro dela, como bem integrado, apenas o altar com talhas estilo Dom João V, emoldurado pela bela tela que retrata o momento da liberdade milagrosa de São Pedro por um anjo, que tirou suas algemas, depois de ter sido encarcerado.

Construída entre 1764 e 1765, em estilo colonial, tem também, no seu interior, um pequeno espaço que lhe serve de sacristia. Porta almofadada, frontispício em volutas, encimado por uma cruz. No seu entorno, uma área aberta, de simples tijoleira, muito bela, presta-se hoje para apresentações artísticas.

O conjunto capela e museu é encantador! Vale a pena conhece-lo!

Nenhum comentário: