quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CURIOSIDADES DE FERNANADO DE NORONHA


Você sabia?

Que no final do século XV e início do século XVI, os povos buscavam o mar,como forma de conquista, sendo natural que viessem a descobrir a ilha quese chamaria “Fernando de Noronha”, situada na rota dessas navegações?

Que por essa época, o arquipélago começava a aparecer em cartas náuticas, com nomes diversos, indício de que muitos o avistavam, dando ciência dessa importante presença, em meio à travessia, aos detinham o poder?

Que muitas teorias surgiram, atribuindo o avistamento ou a descoberta doarquipélago a diversos navegadores, sem comprovação documental quereferendassem isto?

Que, para muitos historiadores, a versão que prevalece é a que aponta onaufrágio de 1503 como razão da abordagem, inaugurando o tempo dos homens naquele espaço insular?

Que na falta de documentação oficial em Portugal, foram muitas as teoriasdo descobrimento, atribuindo a navegadores, como Gaspar de Lemos, em 1501; Fernão de Loronha que teria andado pelos oceanos entre 1501 e 1502; ou ainda por Gonçalo Coelho e seus comandados, entre eles Américo Vespúcio a ela enviado por aquele que viria a ser seu donatário?

Que foi esta última versão que sobrepujou-se às demais, sobretudo pelaexistência de um documento claro – a 4ª Carta = Lettera” – escrita por Vespúcio, que permite essa aceitação?.

Que esse foi casual e não é reconhecido por um grande número de estudiosos? Mas, logo depois, seria FERNÃO DE LORONHA que receberia a ilha como Capitania, a 1ª cedida no Brasil por decisão real a um particular?

Nenhum comentário: