sábado, 17 de janeiro de 2009

DOM HELDER - PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO SEU NASCIMENTO


De muitas maneiras e em muitos lugares DOM HELDER CAMARA será lembrado, nesse fevereiro que chega e ao longo de 2009... Afinal, este é o ano de completarem-se os 100 anos do seu nascimento!

Claro, as manifestações ja começaram desde 2008... A caminhada vem sendo longa. Na Alemanha e na França preparam-se também merecidas homenagens àquele que encantou platéias européias, marcando a vida de milhares de pessoas,

Na Alemanha, esses eventos serão coordenados pela Adveniat e na França pela Associação Dom Helder - Memória e Atualidade. Serão Seminários, Noites de Leitura, Meditação e Música: Exposições, Programas de Rádio e Artigos de Dom Helder publicados nos respectivos sites. Entidades como a Miserior, a Universidade de Munster, a Faculdade Popular de Essex, Rádio da Diocese de Colônia e muitas outras entidades participarão dessas manifestações.

No Brasil, o Ceará, o Rio de Janeiro e Pernambuco elaboraram seqüências de atos celebrativos que se sucederão, durante todo o ano, iniciando-se já em janeiro, com matéria em revistas e palestras rotarianas, seguindo-se a grande comemoração de fevereiro, em Pernambuco (Câmara de Vereadores do Recife e Assembléia Legislativa) e em Brasília (Câmara de Deputados), com Sessões Solenes de reverência ao Dom da Paz... Em Fortaleza as festas partem do Seminário de Prainha,onde ele estudou e foi ordenado... No Rio de Janeiro foi a Paróquia dos Santos Anjos, no Leblon quem já deu partida, celebrando seu profeta e Bispo Auxiliar com profundo carinho...

Aqui, em Olinda e Recife, o ponto importante será a Igreja das Fronteiras e seu entorno, com manifestações no dia 07 de fevereiro DIA DO ANIVERSÁRIO DO DOM – que se sucederão, todas marcadas pela emoção e pela saudade.

O “Selo do Centenário” será lançado pelos Correios. A Prefeitura do Recife inaugurará, diante da singela igreja onde o Dom viveu e morreu, a escultura Dom Helder Poeta”, incluindo-o no “Circuito da Poesia”, uma das suas mais vitoriosa promoções. Um CD será lançado, contendo músicas feitas em homenagem ao aniversariante, com o patrocínio da PCR e a coordenação do Pe. Rubens Almeida. E a grande Concelebração Eucarística ocorrerá, tendo a Igreja das Fronteiras como “pano-de-fundo, sob a presidência de Dom Geraldo Lyrio, presidente da CNBB nacional.

Também em Itamaracá: a alvorada de fogos saudará o homenageado, seguindo-se uma programação sócio-cultural de carinho e devoção, no espaço cultural “Pedra que canta” que, a partir desse dia será intitulada, oficialmente, de “Espaço Cultural Dom Helder Câmara”.

São formas e formas de reverência e louvor, prestadas a um homem iluminado, figura determinante do seu tempo, imortalizado naquilo que criou.

Pouco a pouco, todos saberão o quanto de festas nos esperam!

2 comentários:

magdala melo disse...

Cara Marieta
Recebi o endereco de seu blog atraves de minha amiga Gracinah Villas, que foi Professora de sua filha, Maria Luiza, no colegio Imaculada das irmaes beneditinas.
Fiquei encantada por voce homenagear D Helder, nosso santo nordestino, que tive o privilegio de conhecer pessoalmente. Estou realmente comovida, posi ele merece todas as homenagens Parabens
Outra coisa. Deixe me apresentar . Meu nome eh magdala, sou paraibana, aposentada do IPHAN,tenho 67 anos e estou na Florida, USA, visitando filhas e meu neto. Voce tambem fala de um lugar que sonho conhecer: Fernando de Noronha Ja disse a mim mesmo que sera meu presente de aniversario em 2011, quando fizer 70 anos. Imagine que divulgo perante amigos de varias partes do mundo, e nao conheco pessoalmente Nao eh incrivel? sou muito nacionalista e sobretudo nordestina. Volto em fevereiro. Espero ter oportunidade de conhece-la Sera muito bem vinda em Joao Pessoa Abs Magdala

Blog de Luis de la Mora (Recife) disse...

Querida Marieta
Muito pertinente o blog que conoci através da noticia do Jornal de Comercio de hoje
Tenho parentes no Mexico que gostariam vir para o Recife na época de algum evento comemorativo dos 100 anos do nascimento do nosso pastor e guia.
No seu blog informa varias atividades a partir do 07 de fevereiro, que infelizmente está muito emcima para que possam organizar sua viagem meus parentes.
Como posso ter acesso às datas dos outros eventos, principalmente ao segundo seminário, O século de Dom Helder?
Abraços e meus parabens pela sua trajetória
luis_de_la_mora@hotmail.com