sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PONTES DE FERNANDO DE NORONHA


Até bem pouco tempo, nem os residentes em Fernando de Noronha nem aqueles que visitavam o lugar se apercebiam da existência de pontes, por sobre o Riacho Mulungu, que fica seco no período do verão. Esse saber não se havia sido disseminado por muitas décadas, levando ao esquecimento e ao desconhecimento disso.

Somente em 1997, quando da implantação do projeto de “Trilhas Ecoturísticas”, as pesquisas de campo e as informações escritas geraram o saber que, aos poucos, foi sendo repassado e chegou aos dias de agora, assimilado e difundido pela população, especialmente aquela que atua voltada para a acolhida de turistas.

O espaço é o mesmo usado no século XVII, pelos holandeses, para a realização de experimentos agrícolas. E foi também escolhido como local de aclimatação de plantas, no século XVIII, após a definitiva ocupação do lugar, por ser cortado pelo riacho e usado como “Horta da Vila”, pensada para abastecer a Vila dos Remédios de produtos agrícolas, a partir de 1737.

Uma das pontes foi em parte restaurada em 1998... As demais, não. Mas toda a área onde se situam as três pontes, lá estão, sobre o mesmo riacho singelo, tendo ao seu redor terraços apropriados para a agricultura, estradas em pedra e farta vegetação. Compõem o trajeto da “Trilha Jardim Elizabeth”, que é um marco funcional do Arquipélago, como porto de reparo de navios, merecendo o material abundante existente nessas áreas ser alvo de reflorestamento permanente.

As pontes de Fernando de Noronha fazem parte do patrimônio construído da ilha, merecedor de apoio nas muitas intervenções que ainda precisa ver acontecer!

Nenhum comentário: