terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CARNAVAL NA ILHA DE ITAMARACÁ


Para chegar na ilha, atravessa-se um caminho longo entre coqueirais e uma ponte sobre o Canal de Santa Cruz... Ali está a antiga Capitania Hereditária de Itamaracá (nome que significa “Pedra que canta”), hoje pertencente a Pernambuco. Aqui está a ilha para tantos correm, ávidos pelo sossego de suas praias, suas construções modernas ou históricas, onde irrompem - de vez em quando – barulhentos e irreverentes blocos que cantam e dançam, lembrando que este é o tempo do Carnaval.

Não fossem esses cortejos inesperados ou os shows noturnos oficiais programados pelos órgãos públicos e para uma multidão presente na ilha, Itamaracá seria apenas a praia, as piscinas surgidas junto aos arrecifes na maré baixa, os passeios no “trenzinho” para tantos pontos pitorescos, a obrigatória visita ao secular Forte Orange, a ida à Vila Velha (antiga capital), a travessia para a Coroa do Avião, os sabores vendidos à beira-mar (camarões, sururus, caranguejos, tapiocas, beijus, água-de-coco, cocada - de coco comum ou coco queimado – caldinhos, passas de caju, bebidas geladinhas) e tantas outras tentações gastronômicas...

Tudo isso é Itamaracá. Um lugar para quem quer agitação ou tranqüilidade. Um lugar para longas caminhadas à beira mar ou para deitar-se ao sol, dentro ou fora d´água. Um lugar para desfrutar a natureza ou acomodar-se numa rede sob sua doce brisa. Um lugar para orgulhar-se mais ainda desse estado especial chamado PERNAMBUCO, tão rico e tão diversificado na sua forma de ser e, por tabela, envaidecer-se por viver aqui um dos “Patrimônios Vivos” do Estado, a cirandeira Lia.

Tudo isso é Itamaracá, com seus segredos, suas lendas, suas mangas sem caroço, seus locais conduzidos por cientistas como base avançada da UFPE, sua magia e sua forte presença na história do Brasil!

Nenhum comentário: