quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DOM HELDER EM FERNANDO DE NORONHA


Poucos sabem mas a capelania católica de Fernando de Noronha esteve sob a dependência de Pernambuco desde 1789, quando a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi, eclesiasticamente, ligada à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves, no Distrito do Recife, incluída na jurisdição da Diocese de Olinda (hoje, Arquidiocese de Olinda e Recife).

Depois, destruída a igreja recifense, a Paróquia da Madre de Deus absorveu a antiga paróquia extinta e foi a ela que a igreja noronhense foi ligada, situação que mantém até os dias atuais.

Ao longo dos tempos, existindo ali um presídio comum (até 1938), político (até 1942) e sendo após esse tempo um território federal militar, somente capelães militares passaram a assistir, esporadicamente, à comunidade católica insular, praticamente desligada da Arquidiocese à qual pertencia efetivamente.

Chegando Dom Helder Câmara à sua Arquidiocese em abril de 1964, 12 dias do golpe militar ocorrido, jamais teve ele permissão para visitar o espaço contido dentro de seus domínios eclesiásticos, só vindo a fazê-lo em 1988, quando era já Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, e o fez com a honrosa incumbência de inaugurar as obras de restauração da Igreja dos Remédios, concluídas em agosto daquele ano, ao findar-se o período de território federal civil. O encantamento do Dom pelo Arquipélago foi visível! No barco, contemplando o azul turquesa que o rodeava e nele vendo os adoráveis golfinhos, abençoou-os lentamente, de forma inesquecível!

Foram momentos surpreendentes, naquele agosto de 1988! E a visita se repetiria em 1992, quando ele viveu a alegria de lançar, para os noronhenses, a campanha na qual tanto se empenhou: “ANO 2000 SEM MISÉRIA” e, na Igreja, abençoar a réplica da imagem da Virgem dos Remédios, doada pelo santeiro Ellias Sultanum, sabedor do desaparecimento da imagem primitiva ainda na década de 1930.

A comunidade católica de fez presente na festa na quadra de esportes da Vila. Aplausos e orações foram a tônica daquela noite abençoada, quando o Profeta do século XX chegou ao espaço insular sobre o qual tinha direito e que lhe fora negado por tanto tempo...

Vale lembrar esses momentos no centenário de nascimento que estamos comemorando! Vale recordar Dom Helder em Fernando de Noronha, envolvido pela beleza e despertando corações para o amor a Deus e ao próximo!

Nenhum comentário: