quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

AVES DE FERNANDO DE NORONHA


As aves de Fernando de Noronha aparecem na literatura e na história desde 1503. Foi o navegador Américo Vespúcio que aportou no arquipélago pioneiramente, após o naufrágio nas proximidades da ilha, que falou das “aves mansas que vinham comer às mãos” e diz ainda como carregou para sua embarcação “um batel delas

Anos mais tarde, em 1556, Frei André Thevet repete essa afirmativa, falando também nas “aves mansas”, referindo-se aos náufragos de 1503 que “alimentavam-se das numerosíssimas aves que ali vivem.”

Frei Claude d´Abeville, frade francês navegador a caminho do Maranhão, passa 15 duas ali, em 1612 e fala também nas “aves mansas que vinham comer às mãos”, na obra “História da Conquista do Maranhão e terras circunvizinhas".

Essas referências comprovam a densidade da presença das aves no arquipélago, sendo um fator de referência histórica e uma atração para conquistadores, que incluíam essas aves na sua alimentação.

Cientistas e historiadores que visitaram o Arquipélago, para realizar estudos, sempre mencionaram as muitas aves que avistavam, deixando registros em obras publicadas nos séculos XIX e XX. A memória oral dos meados do século XX assinala costumes cruéis, como o uso da pele de algumas aves, como o mumbebo ou o rabo-de-junco, como ornamento, em golas, punhos, sandálias... Essa prática de abater-se aves (aqui usado como ornamento) já é mencionada e criticada por Rohan, no século anterior..

Na atualidade, ornitólogos dedicam-se ao estudo das aves noronhenses e registram esse saber em publicações importantes, prestando um importante serviço ao Arquipélago, com a identificação correta desse conhecimento, como Albano Schulz Neto (em 1995) e, mais recentemente, Robson Silva e Silva (em 2007), no excelente “Aves de Fernando de Noronha”, um trabalho completo e lindamente ilustrado, que coloca o tema no topo do conhecimento específico sobre Fernando de Noronha.

Vale a pena saber isso, claro!

Nenhum comentário: