sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

DOM HELDER - UMA HOMENAGEM SONORA


Dentre as muitas formas de homenagear Dom Helder Camara, neste centenário de nascimento, foram pensados o registro em selo, feito pelos Correios; a inclusão de sua imagem no “circuito dos poetas do Recife”, em escultura posta pela Prefeitura do Recife diante da igreja onde ele viveu; sua eternização em um boneco-gigante (conforme a tradição olindense); afora louvores feitos em poesia, em PPSs para a Internet, em artigos publicados nos jornais do Brasil, em vinhetas televisivas e, evidentemente, em atos celebrativos carregados de emoção e de fé.

Uma, construiu-se modestamente e foi disponibilizada para tantos quantos a quisessem possuir: a homenagem sonora no CD O PASTOR DA PAZ”. O disco, reunindo canções de diversas procedências, cantou o amor ao Profeta em ritmos e textos diferenciados, apregoando suas virtudes e externando a saudade que ficou, de sua iluminada passagem pela terra!

Coordenado pelo Padre Rubens Almeida, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco (ele próprio presente no CD com algumas canções), trouxe o canto e a poesia de vários compositores/cantores, eternizando um modo novo de saudar-se esse inesquecível Arcebispo, bem ao gosto de tantos que costumam louvar os santos de suas preferências através da Música.

Doze faixas formam o CD. Em duas delas é a voz do homenageado que se escuta, uma com a meditação "DIÁLOGO" e outra com o poema MARIAMA, escrito e declamado por ele, inicialmente, no LP "Missa dos Quilombos", de Milton Nascimento.

Tem também 10 canções, dos inspirados cantores/compositores/maestros que são:
* o Padre Campos (de Natal/RN) que criou o Hino do centenário - "O PASTOR DA PAZ";
* o Padre Antônio Maria (de São Paulo/;SP, com a música "DOM", em parceria com o maestro Jânio Santone;
* o Padre José Eduardo (de São Paulo/;SP), em parceria com o músico Carlos Lara, com a música "ACENDO UMA VELA",;
* o compositor e cantor Getúlio Cavalcanti (de Pernambuco), em parceria com o Padre Rubens Almeida, com o frevo "DOM DO CÉU";
* o Bispo Dom Manoel Edmilson, em parceria com a Irmã Maria de Fátima Santos (ambos do Ceará), com o forró "IRMÃO DOS POBRES";
* o compositor Nilton Santos (de Pernambuco), com a música "ENCONTRO DE IRMÃOS";
* e o Padre Rubens Almeida (de Vitória de Sto.Antão/PE), que criou uma composição nova ("VAMOS CELEBRAR"), regravou outra ("DOM DA PAZ") que está no seu 1º CD. gravado pela Paulus), musicou dois poemas de Dom Helder ("NÃO HÁ ACASO" e "UM OLHAR SOBRE A CIDADE") e coordenou a gravação do disco.

Feito com a ajuda do Governo de Pernambuco, através da FUNDARPE, o CD foi vendido, inicialmente (no dia do lançamento, em 07 de fevereiro), ao preço de R$ 5,00 (cinco reais). Hoje, disponibilizado na sede da CNBB Nordeste 2 (fone 81-3421.6075) e no Instituto Dom Helder Camara (81-3231.5341) e em livrarias católicas, custa R$ 10,00 (dez reais) e pode ser pedido também pela Internet, através dos endereços imprensa@cnbbne2.org.br e cedohc.org@hotmail.com.

É uma bela lembrança a ser guardada por todos, deste ANO DO CENTENÁRIO, que começou dia 07 de fevereiro de 2009 e só terminará dia 07 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: